Roma não muda - Sobre a primazia papal



O maior canal de televisão católico do mundo, o EWTN, publicou em seu website um artigo intitulado "The Nature of Papal Primacy" ("A Natureza da Primazia Papal"), de Pedro Rodriguez, do qual extraímos os seguintes trechos:


"3. A natureza do primado papal

"O Capítulo 3 da constituição dogmática sobre a Igreja do Concílio Vaticano I (Pastor aeternus) é o principal documento do Magistério sobre o teor e natureza do poder primacial do Romano Pontífice. O Capítulo 4 é um desenvolvimento e explicação de uma característica particular desse poder primacial, a saber, o supremo magistério do Papa, ou seja, quando o Papa fala ex cathedra ele ensina a doutrina da fé infalivelmente. O Magistério do Romano Pontífice é um dos principais elementos de sua autoridade primacial.

"A. O primado da jurisdição

"A primazia proferida pelo Vaticano I é um primado de jurisdição. A palavra jurisdição sublinha a força vinculante da autoridade que Cristo conferiu ao Papa na Igreja. Ela exige obediência de todos os fiéis. Está em oposição a uma primazia de honra (Primus inter pares) e a um primado de direção, o qual pode ser dotado do poder de aconselhar e orientar, mas não com o poder de comandar. A palavra, naturalmente, tem suas raízes na linguagem jurídica. Mas o que é definido pelo Concílio transcende as categorias judiciais e pode ser entendida mais plenamente à luz das propriedades que o Concílio atribui ao poder primacial do Papa. O poder do Papa é

"i) universal: ele se estende a toda a Igreja, ou seja, a todos os membros da Igreja (pastores e fiéis), bem como a todas as várias questões que possam surgir;
"ii) comum: não é extraordinário, o que significa que ele pode ser usado apenas em circunstâncias excepcionais; nem é delegado, isto é, pertence intrinsecamente ao ofício do Papa e não é delegado a ele por outra pessoa;
"iii) supremo: o que significa que não está subordinado a qualquer outra autoridade;
"iv) completo: abrange todas as questões que possam surgir na vida da Igreja, e age sob todos os pontos de vista;
"v) imediato: ele não precisa ser exercido por meio de intermediários e, se necessário, pode ter aplicações mais práticas."

[...]

"E. O Papa, Vigário de Cristo

"O primado do Papa é um mistério da economia da salvação. E a este mistério pertencem esses estatutos internos apenas anteriormente mencionados."

[...]

"No entanto, e isto é importante, não há na terra nenhum tribunal externo, nem na Igreja nem na sociedade civil a que se pode recorrer contra suas decisões. O Papa deve procurar aconselhamento, tomar as medidas que a prudência requer na função delicada de governo da Igreja, ouvir a opinião de seus irmãos bispos, etc., 'mas a decisão da Sé apostólica, cuja autoridade é insuperável, não está sujeita à revisão por qualquer pessoa, nem autoriza ninguém a criticar suas decisões. Portanto, aqueles que dizem que é permitido recorrer das decisões do Pontífice Romano a um conselho ecumênico (como a uma autoridade superior ao Pontífice Romano) estão longe do caminho reto da verdade'.

"Chegamos aqui, talvez, ao centro nervoso de todos os ensinamentos sobre a primazia. E isto é o que mais traz à tona o fato de que estamos diante de um 'mistério da fé' e não 'um fator organizacional' da Igreja determinável pela luz natural da razão humana. Mas também nos leva a tomar a nossa posição a respeito do que é o fundamento último de todo o mistério, uma base que é centrada no próprio Cristo. A base do primado é, por um lado, sua instituição histórica em Cristo, mas, por outro, é a presença real de Cristo hoje nos atos primaciais do Papa. 'A relação do primado de Cristo não só é histórico-causal, mas também real-causal, pois na atividade do Papa o próprio Cristo é audível e visível. Do Papa pode ser realmente dito: Ele age na pessoa de Cristo'. Com sabedoria teológica, Santa Catarina de Siena chamou o Papa de 'doce Cristo na terra', porém, ao mesmo tempo, consciente da responsabilidade moral do Papa, ela pediu-lhe para exercer com coragem o seu 'serviço da unidade' na Igreja, isto é, ser fiel à sua missão mais importante.

"Desde o momento em que São Clemente de Roma interveio nos assuntos da igreja de Corinto no sentido de estabelecer a paz nessa comunidade conturbada, até aos nossos dias, com seus métodos contemporâneos para governar a Igreja universal, os Pontífices Romanos têm sido os instrumentos determinados por Cristo para manter a unidade entre os bispos e a multidão dos fiéis, isto é, a Igreja, numa unidade de fé e comunhão. As formas do exercício do primado têm variado com o tempo, mas a sua substância não muda, pois é imutável. Por conseguinte, o primado não pode ser diluído na esteira dos ideais 'anglicanos' ou 'democráticos'.

"'Quando o Papa age em virtude de seu ofício, ele representa a uma e ao mesmo tempo toda a Igreja e todo o corpo de bispos. Mas não se pode deduzir que ele recebe seu poder da comunidade de crentes ou dos bispos. Pelo contrário, ele recebe de Cristo'. 'O Papa', escreve o Cardeal Ratzinger, 'não é apenas alguém que fala em nome dos bispos, uma espécie de porta-voz que fala por eles e que está aqui para executar suas ordens. O Papa está onde está, com uma responsabilidade direta diante de Deus, para ocupar o lugar do Senhor, e assegurar a unidade da palavra e obra de Cristo, da mesma forma como Cristo deu a Pedro essa mesma função dentro da comunidade dos doze'."

Fonte: EWTN

Se você gostou desta postagem e quer apoiar o nosso trabalho, não esqueça de divulgá-la em suas redes sociais. Você também pode contribuir com este ministério clicando no botão abaixo. Sua doação permitirá que o evangelho eterno alcance muito mais pessoas em todo o mundo, para honra e glória de nosso Senhor Jesus. Que Deus o abençoe ricamente!

Postar um comentário

0 Comentários