Nosso Sumo Sacerdote - Prefácio


Por Edward Heppenstall

Este livro trata principalmente do ministério sacerdotal de Jesus Cristo, o único sacrifício pelo pecado e o único mediador entre Deus e o homem. Grande parte do assunto refere-se ao Seu ministério no santuário celestial.

A verdade do santuário é uma das mais importantes na Bíblia. Este livro não é enriquecido com detalhes do santuário terrestre, mas destina-se a visualizar a verdade em suas mais amplas perspectivas. Outros escritores têm tratado exaustivamente do santuário terrestre com seus numerosos símbolos e rituais. Este livro foi escrito com o sincero desejo de dar uma perspectiva eterna e um significado vital à doutrina central da fé cristã: a obra expiatória e reconciliadora de nosso Senhor Jesus Cristo, que envolve a vindicação de Deus e de Seu povo.

O santuário celestial dota a igreja remanescente com a última mensagem de Deus aos homens antes da volta de Cristo. Os sublimes padrões morais e espirituais para os quais Cristo chama Seus seguidores sublinham a suprema importância desta mensagem da hora do juízo. A igreja cristã ainda não deu por superado o ministério intercessor de Cristo, o qual é mais importante hoje do que no passado.

A atual e tão comum divergência sobre a obra reconciliadora de Cristo como nosso Sumo Sacerdote e a ignorância daí resultante tornam imperativa uma verdadeira compreensão da obra de Deus no santuário celestial. O plano divino de salvação tem sido válido em todas as eras, tanto no tipo como no antítipo. Mas a fase final da obra mediadora de Cristo adquiriu importância transcendente desde 1844, quando Cristo iniciou a última fase de Seu ministério de reconciliação e julgamento.

Cada acréscimo à nossa compreensão sobre Cristo e Seu ministério sacerdotal se baseia no fundamento deixado pelos antepassados. O estudo renovado deste grande tema dará fruto no sentido de exaltar a Cristo e conduzir-nos a uma comunhão mais íntima com o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. À luz da hora do juízo e do retorno iminente de Cristo, a igreja deve ser conduzida a um maior senso de sua missão.

A missão da igreja remanescente está entesourada em sua compreensão da completa obra expiatória de Jesus Cristo. Este é o seu ponto de convergência. A missão e a mensagem para os últimos dias só poderão ser cumpridas à luz de verdades eternas. Somente o Cristo vivo pode dar sentido ao santuário e aos seus serviços. Nenhuma literalização pode transformar corações humanos.

As verdades divinas que emanam do ministério perfeito de Cristo no santuário celestial nunca morrerão, mas dominarão os corações humanos para sempre. O mundo de hoje precisa de um Salvador vivo, um Rei soberano, um Juiz justo. A igreja remanescente apresenta a verdade do santuário ao mundo. Os homens trabalharão em vão, a menos que seus corações sejam inflamados com vida e poder do Céu. Tal vida e poder estão presentes na Palavra escrita como estiveram na Palavra viva, quando Ele veio habitar entre os homens e demonstrar, em Sua vida perfeita, os princípios eternos do Céu.

Além das citações bíblicas e trechos dos escritos de Ellen G. White, são mínimos outros documentos. Não se pode esperar que todas as verdades básicas da obra expiatória de Cristo sejam adequadamente tratadas em um pequeno volume. Permita Deus que, através da leitura deste livro, pessoas possam encontrar acesso ao Deus vivo, "âncora da alma, segura e firme, que penetra além do véu" (Hb 6:19).



Postar um comentário

0 Comentários