O Plano de Deus para Salvar-nos do Pecado e da Morte Eterna - Sermão 13


Por Jorge Paredes

Durante a semana estudamos passo a passo o que é JUSTIFICAÇÃO pela FÉ. Mas é importante definir, porque, notem o que faz Satanás para confundir este ponto.

Fé e Obras, 15, E.G.W.: "Reiteradas vezes me tem sido apresentado o perigo de nutrir (fomentar, sustentar)... falsas ideias da justificação pela fé. Durante anos tem-me sido mostrado que Satanás trabalharia de maneira especial para confundir a mente quanto a esse ponto."

E de fato meus queridos e amados irmãos, desde o tempo de João Huss e Lutero tem havido total divergência quanto a este ponto da JUSTIFICAÇÃO pela FÉ. Até hoje os doutores em Teologia divergem em suas conclusões.

Notem o que diz a Pena Inspirada:

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, 6, 1070, E.G.W.: "Perdão e justificação são UMA e a MESMA COISA."

Então meus queridos irmãos, quando falamos de JUSTIFICAÇÃO, nós estamos falando de PERDÃO; é a mesma coisa.

[página 307]

Notem a descrição dada pelo Espírito de Profecia:

Fé e Obras, 93, E.G.W.: "Quando o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita essa expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Isso é justificação pela fé."

Meus queridos e amados irmãos, o Espírito de Profecia nos diz que devemos distinguir, fazer diferença entre as diferentes intervenções de Cristo para salvar-nos. Nós já estudamos sobre estas intervenções. Mesmo assim vamos relembrar.

Jesus Cristo FEZ EXPIAÇÃO (tempo passado), interveio em nosso favor como Cordeiro de Deus, com Seu sacrifício na cruz para JUSTIFICAÇÃO pela FÉ de nossos PECADOS PASSADOS (II Pedro 1:9; O Grande Conflito, p. 467; Primeiros Escritos, p. 126; Santificação, p. 99, E.G.W.).

Então temos a bendita ESPERANÇA de que estamos perdoados, justificados pela

[página 308]

fé EM Cristo, pelo que nosso Salvador fez FORA de nós na cruz do calvário. Graças a este PERDÃO de nossos PECADOS PASSADOS, estamos em PAZ com Deus.

Jesus Cristo está fazendo expiação (tempo presente), está intervindo, intercedendo, MINISTRANDO com Seu sangue como Sumo Sacerdote Divino-Humano no santuário celestial para sermos JUSTIFICADOS pela FÉ, PERDOADOS pela FÉ EM Cristo de nossos PECADOS PRESENTES que cometemos durante nossa santificação.

Então temos a bendita ESPERANÇA de que estamos PERDOADOS pela FÉ, JUSTIFICADOS pela FÉ EM Cristo, de modo que continuamos em PAZ com Deus.

Mensagens Escolhidas, 1, 387, E.G.W.: "É pela contínua entrega da vontade, pela obediência contínua, que se retém a bênção da justificação."

Jesus Cristo fará expiação (tempo futuro), intervirá em nosso favor no dia do julgamento para salvar-nos, se formos declarados vencedores.

Então temos a bendita esperança de que seremos JUSTIFICADOS pela FÉ DE Cristo. Gálatas 2:16.

[página 309]

Assim continuaremos eternamente em PAZ com Deus.

(Notem a imensa diferença: dos nossos pecados PASSADOS e PRESENTES somos JUSTIFICADOS, PERDOADOS pela FÉ EM Cristo. E no futuro, no dia do julgamento, seremos JUSTIFICADOS, PERDOADOS pela FÉ DE Cristo, se formos achados vencedores. Romanos 2:13: "Os que praticam a lei hão de ser justificados.").

Então meus queridos e amados irmãos, no dia do julgamento, se formos achados vencedores, seremos JUSTIFICADOS, PERDOADOS pela FÉ DE Cristo, e NÃO por nossa FÉ EM Cristo.

O Grande Conflito, 491, E.G.W.: "Nenhum valor existe na mera profissão de fé em Cristo; unicamente o amor que se revela pelas obras é considerado genuíno."

Está claro meus queridos irmãos que a JUSTIFICAÇÃO pela FÉ nos é concedida por partes e em tempos diferentes, mediante condições diferentes.

Resumindo, diremos:

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ é aceitar pela fé o que Jesus Cristo fez FORA de nós na cruz, para PERDÃO de nossos PECADOS PASSADOS.

[página 310]

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ é o que Jesus Cristo está fazendo no santuário celestial para o perdão de nossos pecados presentes.

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ é o que Jesus Cristo FARÁ para que Deus cancele nossos pecados e sejamos salvos.

O Maior Discurso de Cristo, 53, E.G.W.: "A única fé verdadeira é aquela que 'atua pelo amor' (Gál. 5:6), para purificar a alma. É como o fermento que transforma o caráter."

Agora vou ler mais uma vez a definição do Espírito de Profecia:

Fé e Obras, 93, E.G.W.: "Quando o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita essa expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Isso é justificação pela fé."

Agora vamos estudar o que diz o Espírito de Profecia sobre a JUSTIÇA de CRISTO.

O que é a JUSTIÇA que Cristo ensinou?

[página 311]

O Desejado de Todas as Nações, 227, E.G.W.: "A justiça ensinada por Cristo é conformidade de coração (cérebro) e de vida com a revelada vontade de Deus."

Dentro do Plano da Salvação, como atua a JUSTIÇA de Cristo no ser humano? Com relação aos nossos PECADOS PASSADOS, o que faz a JUSTIÇA de Cristo?

Notem meus queridos e amados irmãos a resposta do Espírito de Profecia:

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 519, E.G.W.: "Quando nos imputa ou atribui a JUSTIÇA de Seu Filho que COBRE nosso PASSADO PECAMINOSO, nos trata como se nunca tivéssemos pecado."

Meus queridos irmãos, quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador pessoal, Deus nos imputa a justiça de Cristo para COBRIR todos os nossos pecados passados que cometemos. Diante de Deus, em nosso livro de registro iniciamos uma página em branco!! Diante de Deus, começamos uma nova vida!! Diante de Deus, somos novas criaturas!

Mas a JUSTIÇA de Cristo que COBRE

[página 312]

nossos pecados passados, não tira, não apaga de nossa cabeça, de nosso cérebro o orgulho, ódio, ciúmes, inveja, costume de mentir, costume de falar palavras sujas, costume de ser violentos, pornografia, etc.

A justiça de Cristo, ao COBRIR nossa vida pecaminosa passada, inicia nossa santificação, nosso preparo para viver no Céu, porque recebemos nosso título para o Céu.

Mensagens aos Jovens, 35, E.G.W.: "É imputada a justiça pela qual somos justificados... é nosso título para o Céu".

Fé e Obras, 93, E.G.W.: "Assim o homem, perdoado e REVESTIDO das belas vestes da JUSTIÇA de Cristo, se encontra irrepreensível diante de Deus."

Notem meus queridos irmãos o que nos diz claramente a Pena Inspirada.

O homem perdoado é REVESTIDO das belas vestes da JUSTIÇA de Cristo. Ou seja, a justiça de Cristo cobre nossos pecados passados que cometemos, mas nós continuamos com nosso caráter defeituoso! Porque Deus nos cobriu, revestiu-nos com a justiça de Cristo, mas não

[página 313]

tirou, não apagou nossos pecados herdados e cultivados que estão poluindo nosso cérebro.

(Em que parte do Plano da Salvação Jesus Cristo nos VESTIRÁ com Sua JUSTIÇA? Ou melhor, em que parte do Plano da Salvação Jesus Cristo nos transmitirá Seu caráter perfeitíssimo? Ou seja, em que parte do Plano da Salvação Jesus Cristo nos vestirá com esse VESTIDO de LUZ que Adão e Eva perderam no Jardim do Éden? Mais adiante estudaremos isto com a ajuda de Deus).

Agora irmãos, com relação aos nossos pecados presentes, o que faz a JUSTIÇA de Cristo em nós?

Profetas e Reis, 175, E.G.W.: "A JUSTIÇA de Cristo UNICAMENTE pode dar-te PODER para te opores à onda do mal que está inundando o mundo."

No tempo presente, a JUSTIÇA de Cristo nos dá PODER mediante o Espírito Santo para nos opormos à onda do mal que está inundando o mundo, para guardarmos perfeitamente a Lei de Deus.

Com relação à nossa OBEDIÊNCIA PERFEITA, o que faz a JUSTIÇA de Jesus Cristo em nós?

[página 314]

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6,1071, E.G.W.: "Deus sempre requereu boas obras, a lei as requer, mas como o homem se colocou em pecado, tornando SEM VALOR suas BOAS OBRAS, UNICAMENTE a JUSTIÇA de Cristo lhe pode valer."

Meus queridos irmãos, para que Deus Pai aceite nossa obediência perfeita, mas já contaminada pelo pecado, Jesus Cristo deve nos cobrir com Sua justiça.

No julgamento divino dos livros de registro, o que fará Jesus Cristo com Sua JUSTIÇA em favor dos que são declarados vencedores?

O Grande Conflito, 488, E.G.W.: "Cristo VESTIRÁ Seus fiéis com SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, para que os possa apresentar a Seu Pai como 'igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante'. Efésios 5:27."

Apocalipse 3:5. "O vencedor será vestido de vestiduras brancas."

Testemunhos Seletos, vol. 2, 178, E.G.W.: "As imaculadas vestes da JUSTIÇA de Cristo são colocadas sobre os provados, tentados mas fiéis filhos de Deus. Os desprezados remanescentes são vestidos de vestes gloriosas, que nunca mais serão manchadas".

[página 315]

Vereda de Cristo, 59-60, E.G.W.: "O caráter de Cristo SUBSTITUIRÁ o vosso caráter, e sereis aceitos diante de Deus exatamente como se não houvésseis pecado."

Então meus queridos e amados irmãos, nosso Senhor Jesus Cristo, no dia do julgamento dos livros de registro, apresenta SUA JUSTIÇA em favor dos vencedores, e os VESTE COM SUA JUSTIÇA para serem apresentados perante Deus Pai.

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 1073, E.G.W.: "Justiça é obediência à lei. A lei requer justiça; isto o pecador deve à lei, mas é incapaz de prestá-la..." (mesmo guardando perfeitamente a Lei, somos incapazes de liquidar essa dívida, por tê-la transgredido).

Continuo lendo: "... A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem..." (somos fracassados porque nossa obediência perfeita já está contaminada com o pecado).

Continuo lendo: "... e Deus recebe e perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, ama-a tal qual ama Seu filho."

Parábolas de Jesus, 311, E.G.W.: "Em Sua humanidade, Cristo formou caráter per-

[página 316]

feito, e oferece-nos esse caráter. [...] Por Sua obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus. Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida. Isso é o que significa estar trajado com as vestes de Sua justiça... que são a obediência perfeita à lei de Jeová."

Outra citação do Espírito de Profecia:

Fé e Obras, 93, E.G.W.: "O pecador obtém o perdão de seus pecados, porque esses pecados são carregados por seu Substituto e Penhor." (Na cruz, Jesus Cristo carregou nossos pecados passados).

Continuo lendo: "O Senhor fala a Seu Pai celestial, dizendo: 'Este é Meu filho. Eu o absolvo da condenação da morte..." (Com relação aos nossos pecados passados, já justificados, não há nenhuma condenação contra nós. Rom. 8:1).

Continuo lendo: "... Ele é mesmo Meu filho amado.'" Assim o homem, perdoado e revestido das belas vestes da justiça de Cristo, se encontra irrepreensível diante de Deus." (Com relação aos nossos pecados passados, já justificados, estamos irrepreensíveis

[página 317]

diante de Deus, mas estas belas vestes da justiça de Cristo não COBREM nosso orgulho, ódio, ciúmes, ira, egoísmo, etc., e é por culpa destes pecados que ainda continuamos sendo pecadores).

Continuo lendo: "O pecador pode errar, mas ele não é rejeitado sem misericórdia." (Dá para notar? Mesmo cobertos com as belas vestes da justiça de Cristo, mesmo irrepreensíveis diante de Deus, ainda continuamos pecadores).

Então meus queridos e amados irmãos, mesmos chegando a atingir a medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:13), jamais seremos iguais a Cristo!!! Porque Jesus Cristo, como ser humano nesta Terra, nunca, jamais transgrediu a Lei de Deus. E nós já transgredimos, já estamos maculados com o pecado!!!

Por esta imensa diferença entre Jesus Cristo humano e nós, precisamos de Sua justiça imaculada!!!

Então meus queridos e amados irmãos, nosso Senhor Jesus Cristo nos TRANSMITE, comunica-nos Sua justiça com funções diferentes e em SITUAÇÕES DIFERENTES.

[página 318]

Primeiro - Jesus Cristo nos imputa Sua justiça para COBRIR nossos pecados passados que Satanás nos levou a cometer, até o dia em que aceitamos a Cristo como nosso Salvador pessoal. Ficamos irrepreensíveis diante de Deus, porque Ele mesmo nos justificou desses pecados passados. Por isto, nós começamos uma folha em branco em nosso livro de registro. Começamos uma nova vida, somos novas criaturas. II Pedro 2:9; Romanos 8:1; O Grande Conflito, 467, 481; Primeiros Escritos, 128; Santificação, 99, E.G.W.

Segundo - Jesus Cristo nos comunica Sua justiça como PODER DIVINO mediante o Espírito Santo para que nos seja possível observar a santa Lei de Deus e para nos opormos à onda do mal que está inundando o mundo. Manuscrito 126, 190; Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, p. 1092; Profetas e Reis, 175; Filhos e Filhas de Deus, 346; Fé e Obras, 62, E.G.W.

Terceiro - Jesus Cristo nos COBRE com Sua justiça para que Deus aceite nossa obediência perfeita à Sua Lei. Cristo em Seu Santuário, 33; Patriarcas e Profetas, 364, E.G.W.

Quarto - Jesus Cristo apresentará

[página 319]

Sua justiça a Deus para que sejam eliminados, cancelados os pecados de nosso livro de registro e de nossa cabeça, cérebro, se formos achados vencedores no julgamento. Cristo em Seu Santuário, 113, E.G.W.

Quinto - Jesus Cristo vestirá os vencedores com SUA PRÓPRIA justiça para que sejam apresentados perante Deus Pai. Efésios 5:27; Apocalipse 3:5; Cristo em Seu Santuário, 113, E.G.W.

Então meus queridos e amados irmãos, a justificação pela fé e a justiça de Cristo não são como nossos irmãos evangélicos pregam:

"Já estou justificado pela fé e coberto com Seu manto de justiça; por isso, graças a Cristo, sou santo, justo, perfeito. Portanto, já estou salvo!!!"

Não é assim não!!!

Fé e Obras, 35, E.G.W.: "Um dos mais bem-sucedidos enganos de Satanás é induzir os homens a pretenderem estar santificados, ao mesmo tempo que estão vivendo em desobediência aos mandamentos de Deus."

Testemunhos Seletos, vol. 1, 155, E.G.W.: "Uma profissão de

[página 320]

cristianismo sem a fé e as obras correspondentes, de nada aproveitará."

Agora temos uma pergunta muito importante:

Diante de Deus, tem algum valor nossa justiça própria?

Isaías 64:6. "... e todas as nossas justiças como trapo da imundícia".

Por que a nossa justiça é como trapo da imundícia? Porque já está contaminada com o pecado, porque já transgredimos a eterna e santa Lei de Deus!!!

Mas tem MUITO VALOR, muito valor para sermos declarados vencedores no dia em que Deus julgar nosso livro de registro!!! Porque se não formos declarados vencedores no dia do julgamento, Jesus Cristo não poderá salvar-nos, porque não tivemos justiça imaculada.

Ou seja, nossa JUSTIÇA PRÓPRIA tem que ser perfeita, se não Deus não pode nos declarar vencedores. E se não formos declarados vencedo-

[página 321]

res no julgamento, Jesus Cristo não pode apresentar SEUS MÉRITOS IMACULADOS para sermos salvos!!!

Notem o que dizem as Sagradas Escrituras:

Ezequiel 14:14-20. "Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel, e Jó, pela SUA PRÓPRIA JUSTIÇA livrariam apenas sua alma, diz o Senhor Jeová. Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam sua própria alma por sua justiça."

Mensagens Escolhidas, vol. 1, 381, E.G.W.: "Que ninguém diga que vossas obras nada têm que ver com vossa categoria e posição diante de Deus. No juízo, a sentença pronunciada será de acordo com o que tenha sido feito ou deixado de fazer. (Mat. 25:34-40)."

Agora vamos examinar o que estudamos durante a semana.

Algum voluntário quer vir à frente?

Irmão fulano, com quantos anos vo-

[página 322]

cê aceitou a Cristo como seu Salvador pessoal?

Então, todos os pecados que você cometeu até o dia do seu batismo foram sepultados! Certo? Deus perdoou todos os seus pecados passados, graças ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz!!! Certo?

Agora o irmão fica em silêncio e não responde a nenhuma pergunta.

Pergunto aos irmãos:

O que Jesus Cristo comunica ao irmão fulano ao ele sair das águas batismais?

Comunica SUA JUSTIÇA!!!

O que é essa SUA JUSTIÇA que Cristo lhe comunica?

É poder, força divina para, de agora em diante, ser-lhe possível observar a eterna e santa Lei de Deus e para opor-se à onda do mal que está inundando o mundo.

O que Jesus Cristo solicitou lá no Céu a Deus Pai para que esse poder seja uma realidade na vida desse irmão?

Solicitou o Espírito Santo!!!

Então, qual é a função do Espírito Santo na vida do irmão?

[página 323]

Dar-lhe poder, força para que seu caráter seja regenerado!!!

Ou seja, é-lhe concedido poder divino para ser tirado de seu cérebro o orgulho, ódio, ira, ciúmes, costume de mentir ou de falar palavras sujas, ou de ser violento, egoísmo!!!

O que tem que fazer o irmão fulano para que o Espírito Santo faça positivamente esse trabalho?

Ele precisa ESFORÇAR-SE, colaborar decididamente, orar, jejuar, meditar profundamente na Palavra de Deus como Jesus Cristo fazia!!! Então, com o poder do Espírito Santo, o caráter do irmão fulano é regenerado.

Ou seja, pouco a pouco o irmão fulano não será mais orgulhoso, nem ciumento, nem falará palavras sujas, etc., já que o caráter do irmão fulano foi regenerado.

Os pecados do irmão fulano, que estão no seu livro de registro, foram eliminados? Não?! Dentro do Plano da Salvação, o que está faltando para que os pecados do irmão fulano sejam eliminados do livro de registro?

[página 324]

Está faltando o JULGAMENTO de seu livro de registro!!!

Agora vamos imaginar que o livro de registro do irmão fulano está sendo julgando neste instante!!! Tudo o que o anjo de Deus escreveu em seu livro de registro tem que ser julgado.

O irmão fulano não era fiel em seus dízimos, mas se arrependeu, pediu perdão e na segunda oportunidade que lhe foi concedida nunca mais reteve os dízimos! Perdoado.

O irmão fulano gostava de assistir a novelas, mas se arrependeu, pediu perdão e na segunda oportunidade que lhe foi concedida nunca mais assistiu a novelas. Perdoado.

Agora vamos imaginar, e Deus permita que assim seja, que o irmão fulano foi declarado vencedor no julgamento. Agora que foi declarado vencedor no julgamento divino, o irmão fulano pode dizer que os seus pecados já foram eliminados de seu livro de registro?

Não?!!! Por que não?!!!

Dentro do Plano da Salvação, o que está faltando para que Deus Pai elimine, cancele, apague os pecados que estão no

[página 325]

seu [do irmão fulano] livro de registro?

Está faltando a expiação final, a intervenção final de Jesus Cristo a favor do irmão fulano. Ou seja, o irmão fulano, por ter sido declarado vencedor no julgamento, merece, ganha o direito à intervenção final, à expiação final de Jesus Cristo, para que seus pecados sejam eliminados, apagados do seu livro de registro.

Ou seja, Jesus Cristo apresenta a petição, diz para Deus Pai:

"Meu Pai, Eu, como ser humano lá na Terra, nunca transgredi Tua eterna e santa Lei, nem em pensamento! Aceita estes Meus méritos imaculados em favor de fulano. Porque ele, com Meu poder que lhe comuniquei mediante o Espírito Santo, e com seu decidido esforço, também conseguiu guardar perfeitamente a Lei na segunda oportunidade que se lhe concedeu."

Então, o que Deus Pai faz ao ouvir esta petição final, esta expiação final de Jesus Cristo em favor do irmão fulano?

Deus Pai elimina, cancela, apaga,

[página 326]

pelos méritos imaculados de Jesus Cristo, pelo sangue expiatório de Jesus Cristo. (Esta eliminação dos pecados dos livros de registro é conhecida pelo nome de Purificação do Santuário Celestial).

Ao mesmo tempo em que os pecados do irmão fulano são eliminados de seu livro de registro, são também eliminados da cabeça, do cérebro do irmão fulano. Ele nunca mais se lembrará de nenhum pecado que cometeu, nem querendo, pelos séculos da eternidade, nunca mais se lembrará de nenhum pecado!!!

Bem, agora que os pecados do livro de registro do irmão fulano foram eliminados, ele pode dizer que já está salvo?

Ainda não?!!!

Dentro do Plano da Salvação, o que está faltando para que o irmão fulano possa dizer que já está salvo?

Está faltando que Jesus Cristo lhe vista com SUA PRÓPRIA JUSTIÇA!! Esse caráter imaculado!!! Esse VESTIDO de LUZ que Adão e Eva perderam no Jardim do Éden. Nosso Senhor Jesus Cristo o recupe-

[página 327]

rou com muito sacrifício!!! E lhe será dado [ao irmão fulano], transmitido de graça, gratuitamente!!

Logo depois de ser vestido com essa veste de luz, para onde é levado o irmão fulano?

É levado perante Deus Pai!!!

Agora sim, Deus Pai aceita o irmão fulano como se jamais tivesse pecado!!! Graças a quem? Graças ao sangue expiatório de Jesus Cristo!!! Graças aos méritos imaculados de Jesus Cristo!!!

Agora sim, perante Deus Pai, o irmão fulano pode dizer humildemente:

"Graças a Jesus Cristo, JÁ ESTOU SALVO!!!"

Meus queridos e amados irmãos, Deus permita que todos os que estão aqui sejam declarados vencedores no julgamento do livro de registro. E que nosso Senhor Jesus Cristo nos vista com Sua justiça imaculada e nos apresente perante Deus Pai!!!

Oremos fervorosamente para que nossos familiares, nossos entes queridos

[página 328]

também tenham a bendita oportunidade de preparar-se para aquele dia!!! Estando com vida, há oportunidade!

Oremos para que Deus nos use como instrumentos em Suas mãos!!! Que nosso viver diário seja UM TESTEMUNHO de que somos filhos de Deus!!!

Jesus Cristo diz:

"Este evangelho do reino será pregado em testemunho a todas as gentes". S. Mateus 24:14.

Deus abençoe a cada um de meus queridos e amados irmãos.

Amém.

[página 329]



Postar um comentário

2 Comentários

  1. BOA TARDE!! GOSTARIA DE TER ESSE MATERIAL POR ESCRITO, COMO POSSO CONSEGUIR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera! Bom dia! Obrigado por seu interesse! Infelizmente, este material não está mais disponível na forma física, razão por que o publicamos aqui, na íntegra, com a autorização do filho do autor, Andrés Paredes, para benefício dos leitores.

      Que Deus te abençoe! Um grande abraço!

      Excluir