O Plano de Deus para Salvar-nos do Pecado e da Morte Eterna - Sermão 3


Por Jorge Paredes

No sermão anterior estudamos que: para compreendermos o Plano da Salvação, e dar o devido valor às grandiosas e maravilhosas promessas que Deus nos faz, precisamos humilhar-nos diante de Deus, com orações e jejuns, suplicando que nos ajude mediante Seu Divino e Santo Espírito para sermos temperantes, moderados e termos domínio próprio e não satisfazermos os desejos extremados da carne.

Porque Satanás sabe muito bem que quando somos intemperantes, gulosos, viciosos, nós cansamos, esgotamos, anuviamos nosso cérebro.

Desta maneira, ficamos INCAPACITADOS para o Espírito Santo trabalhar poderosamente em nós.

Resultado: não temos capacidade, nem querendo nem chorando, de dar o devido valor às grandiosas e maravilhosas promessas que Deus nos faz.

Também estudamos que Satanás está fazendo esforços desesperados para distrair-nos, para ludibriar-

[página 52]

nos, para ocupar nossa mente, para não meditarmos nas coisas celestiais, até que o tempo da Graça se feche ou até nossa morte.

O Espírito de Profecia nos diz que Adão, ao saber que seria expulso do Jardim do Éden, suplicou a Deus Pai que lhe permitisse continuar morando no Jardim do Éden. E lhe prometeu que nunca mais seria desobediente. Deus lhe responde:

"Se você, em seu estado de inocência e força moral, foi DESOBEDIENTE, agora que estás em condições inferiores, agora que o inimigo venceu, não estás em condições de cumprir tua promessa.

"Mas Adão, não ficarás abandonado! Conceder-te-ei uma segunda oportunidade! Conceder-te-ei um tempo de Graça, para que, com o poder divino que te comunicarei, e com teu decidido esforço, possas tornar realidade o que estás me prometendo.

"Mas Adão, não recuperarás o Jardim do Éden e a vida eterna, por cumprir com

[página 53]

tua promessa. Porque você já transgrediu Minha eterna e santa Lei. Mas Jesus Cristo, teu Criador, ofereceu-Se voluntariamente para expiar tua culpa, teu pecado.

"Ele tomará tua natureza humana e, como ser humano, jamais transgredirá Minha eterna e santa Lei, nem em pensamento.

"Morrerá sem pecado em teu lugar, e ressuscitará para sentar-se ao Meu lado, para que, quando Eu julgar teu livro de registro, se você for achado vencedor, mereças a expiação final, a intervenção final de teu Salvador.

"Então, pelos méritos imaculados, pela Sua justiça perfeita, por Seu sangue expiatório, Eu cancelarei, eliminarei, apagarei todos os pecados de teu livro de registro. E teu Salvador te vestirá com suas belas vestes de Sua justiça para apresentar-te novamente perante Mim. Assim serás salvo e recuperarás o Jardim do Éden e a vida eterna."

Deus disse ainda a Adão:

"Para lembrar tua culpa e reconhecer o teu pecado, oferecerás um cordeiro em sacrifício! E quando o inimigo te vencer nova-

[página 54]

mente, não desesperes; arrependa-te e confessa o teu pecado, ofereça o cordeiro em sacrifício, o qual simboliza teu Salvador, e tenha fé nEle!".

Quão doloroso, o quão sofreu Adão para matar o cordeirinho que nunca mais ressuscitaria! E ao pensar que Jesus Cristo, seu Criador, com quem tantas vezes conversara no Jardim do Éden, faria este sacrifício de morrer como um cordeiro, ele suplicou que o deixasse morrer em seu pecado, junto com sua posteridade! Mas o amor de Deus não abandonou Adão.

Meus queridos e amados irmãos, nós, os Adventistas do Sétimo Dia, somos o povo de Israel espiritual. Deus nos confiou nestes últimos dias Seu Plano da Salvação para comunicar a este mundo. Deus nos confiou totalmente e completamente este maravilhoso Plano da Salvação!!!

Nenhuma outra Igreja neste mundo tem este Plano da Salvação tão claramente revelado como nós, Adventistas do Sétimo Dia, temos.

Mesmos assim, permitam-me fazer algumas perguntas:

[página 55]

Conhecemos claramente e corretamente o Plano da Salvação que nosso Criador fez, ou será que estamos esperando ouvir sermões maravilhosos, explicações suaves, para nos conformarmos com nossos defeitos de caráter que não estamos conseguindo vencer?!

Será meus queridos irmãos que com as Escrituras Sagradas na mão não estamos esperando de FORMA ERRADA a VOLTA de nosso Senhor Jesus Cristo?

Notem o que diz o Espírito de Profecia:

Testemunhos Seletos, vol. II, 305, E.G.W.: "Assim o Plano nos é exposto de tal modo que toda alma possa ver OS PASSOS QUE DEVE DAR..., a fim de salvar-se DA MANEIRA DESIGNADA POR DEUS."

Meus queridos e amados irmãos, os israelitas esperaram o Messias a suas maneiras, por isso terminaram crucificando o Messias!

Romanos 10:3. "Não conhecem a maneira como Deus aceita o homem, e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar o homem." (Bíblia na Linguagem de Hoje).

[página 56]

Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, 351, E.G.W.: "Satanás é um estudante da Bíblia; Ele conhece as VERDADES ESSENCIAIS à SALVAÇÃO, ESTUDA como há de desviar a mente dessas verdades."

Testemunhos Seletos, vol. II, 173, E.G.W.: "Mediante o Plano da Salvação, Jesus quebra o poder de Satanás sobre a família humana, salvando almas de suas garras."

Agora, meus queridos e amados irmãos, começaremos a estudar o Plano da Salvação que nosso Criador fez. Por favor, oremos mentalmente para o Espírito Santo abrir nosso entendimento.

Quando Deus libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, mandou Moisés, lá no deserto, construir um santuário. Com que finalidade mandou construí-lo? Para morar no meio deles (Êxodo 25:8).

Com que outra finalidade mandou Deus que Moisés construísse o santuário?! Para MOSTRAR OBJETIVAMENTE, CLARAMENTE a todo o Universo não caído e a nós Seu Plano da Salvação.

Tudo o que estava no santuário simbolizava o Messias, Jesus Cristo!!

[página 57]

As funções do sacerdote e do Sumo Sacerdote realizadas no santuário simbolizavam as funções que o Messias teria que realizar para salvar-nos do pecado e da morte eterna.

O santuário era formado por dois compartimentos: o lugar santo e o lugar santíssimo.

Em cada um destes compartimentos realizavam-se diferentes funções e em tempos diferentes, os quais simbolizavam as diferentes funções que o Messias teria que realizar, em diferentes lugares e em tempos diferentes, para salvar-nos do pecado e da morte eterna.

Patriarcas e Profetas, 360, E.G.W.: "Assim como o ministério de Cristo devia consistir em duas grandes divisões, ocupando um período de tempo e um lugar distinto no santuário celestial, SEMELHANTEMENTE o ministério típico consistia em duas divisões: o serviço diário e o anual. A cada um deles era dedicado um compartimento do tabernáculo."

Meus queridos e amados irmãos, é de vital importância que compreendamos claramente e corretamente as diferentes funções de nosso Senhor Jesus Cristo dentro do Plano da Salvação, para esperarmos de forma certa a Sua volta.

[página 58]

Estas diferentes funções de Jesus Cristo são:

- O Messias, Jesus Cristo, atuando como Cordeiro de Deus, como ser humano nesta Terra.

- E o Messias, Jesus Cristo, atuando como Sumo Sacerdote Divino-Humano lá no Céu.

Notem a diferença: na Terra, atuando como ser humano; no Céu, atuando como Divino-Humano.

Meus queridos e amados irmãos, o Plano da Salvação está escrito de forma harmônica e coerente, em sequência perfeita, para ninguém interpretar à sua maneira. Estudando o Plano da Salvação, ninguém deve dizer:

"EU ACHO que este texto bíblico quer dizer assim ou assado".

Não precisa falar assim! Não precisa não!!! Porque a Palavra de Deus se explica sozinha.

História da Redenção, 391, E.G.W.: "Vi, porém, que a Palavra de Deus, como um todo, é uma cadeia perfeita, prendendo-

[página 59]

se uma parte a outra e explicando-se mutuamente."

Então, por favor, meus queridos irmãos, durante esta Semana de Oração, não percam a frequência, porque se faltarem um dia, no outro dia terão dificuldades para compreender o Plano da Salvação.

No lugar santo do santuário, aspergiam-se todos os dias, de manhã e à tardinha, o sangue do cordeiro em sacrifício pelo pecado (Números 28:4).

Isto simbolizava que o sangue de Jesus Cristo seria derramado pelos pecados do mundo (Isaías 53:7). Também era um símbolo para o cristão realizar o culto da manhã e o culto da tarde.

Todos os dias deve realizar-se no lar o culto da manhã, agradecendo pela boa noite de repouso e suplicando bênçãos para o dia de trabalho, e o culto da noite, agradecendo pelas bênçãos recebidas durante o dia, e suplicando cuidados durante a noite. Estes cultos não devem durar mais que dez minutos.

No lugar santíssimo, somente uma vez por ano aspergia-se o sangue do bode (notem: lugar diferente e animal diferente). Aspergia-se para purificar o santuário, purificar o povo e para satisfazer os recla-

[página 60]

mos da Lei, que exigia a vida do pecador (Levítico 16:15-16).

Isto simbolizava que o sangue de Jesus Cristo seria para purificar o santuário celestial, purificar o povo que O aceitaria como Salvador pessoal e para satisfazer os reclamos da Lei, que exigia a vida do pecador.

Meus queridos e amados irmãos, a grande maioria dos cristãos conhece de forma incompleta a primeira função de Jesus Cristo como Cordeiro de Deus. A segunda função de Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, conhecem menos ainda.

E estas duas funções de Jesus Cristo (dentro do Plano da Salvação) que eles conhecem, fazem uma mistura de qualquer jeito que dá origem a milhares de Igrejas cristãs com diferentes nomes.

Fé e Obras, 106, E.G.W.: "Sempre foi propósito de Satanás deturpar o verdadeiro significado do Plano da Salvação."

E, meus queridos irmãos, na Primeira Vinda de Cristo, Satanás deturpou o Plano da Salvação de tal maneira que os israelitas rejeitaram e crucificaram o Messias que tanto estavam esperando.

[página 61]

Cuidemos muito, meus queridos irmãos. Não seja que, com as Escrituras Sagradas na mão, Satanás esteja nos enganando para esperarmos de forma errada a Volta do Salvador.

Agora estudaremos as coisas que se encontravam no santuário construído por Moisés.

No lugar santo estava a mesa com os pães da proposição ((Êxodo 25:30). Os pães eram um símbolo do Messias, um reconhecimento de que o ser humano depende de Deus, tanto do pão material como do pão espiritual.

Jesus Cristo mesmo nos diz:

S. João 6:51. "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu."

No lugar santo também estava o castiçal (Êxodo 25:31). O castiçal iluminava o santuário dia e noite. Também simbolizava a Jesus Cristo.

S. João 8:12. "Eu sou a Luz do mundo."

Jesus Cristo é a Luz do mundo porque, como ser humano, ensina-nos a maneira certa de guardar a Lei de Deus.

[página 62]

Jesus Cristo é a Luz do mundo porque, como ser humano, com Seu exemplo nos ensinou a maneira certa de como Deus quer ser adorado.

No lugar santo também estava o altar para queimar o incenso (Êxodo 30:1). O incenso era oferecido para Deus aceitar a adoração, a obediência perfeita do povo de Israel. Explicaremos isto.

Adão e Eva, antes de serem desobedientes a Deus, tinham comunicação direta com Ele (Gênesis 1:28). Mas devido à desobediência, esta comunicação direta com Deus foi interrompida.

Meus queridos e amados irmãos, é de muita importância nós compreendermos isto.

Adão, ao ser expulso do Jardim do Éden, NÃO conseguia obedecer perfeitamente a Lei de Deus. Mas com o poder divino e seu decidido esforço, ele conseguia obedecer perfeitamente.

Mesmo assim, Deus NÃO aceitava esta obediência de Adão, porque já estava contaminada com o pecado.

[página 63]

Então, Cristo colocava-se entre Deus Pai e Adão para FILTRAR essa contaminação! E graças à justiça imaculada de Cristo, Deus Pai aceitava a obediência perfeita de Adão. Cristo era como um FILTRO para o pecado que Adão tinha cometido.

Depois que Adão foi expulso do Jardim do Éden, a PERFEITA OBEDIÊNCIA de Adão com o poder do Espírito Santo e seu decidido esforço DEUS NÃO ACEITA (porque esta obediência perfeita de Adão já estava contaminada com o pecado).

Depois do pecado, Adão foi expulso do Jardim. A PERFEITA OBEDIÊNCIA de Adão com seu decidido esforço, mais o poder do Espírito Santo, MAIS A JUSTIÇA DE CRISTO, DEUS ACEITA (porque Cristo FILTRA o pecado que Adão tinha cometido).

Depois que Adão foi expulso do Jardim por ter desobedecido, a IMPERFEITA OBEDIÊNCIA de Adão com

[página 64]

o poder do Espírito Santo e seu esforço MORNO, fraco, mais a justiça de Cristo, DEUS NÃO ACEITA (porque Adão não se esforçou decididamente. Foi um adorador MORNO, nem totalmente com Deus nem totalmente com Satanás).

Apocalipse 3:15-16. "Porque és MORNO, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca."

Deus jamais aceitou nem aceitará uma obediência morna, meio a meio.

A mesma coisa acontecia com a adoração, com a obediência perfeita do povo de Israel.

A obediência perfeita dos israelitas à Lei de Deus, com seu decidido esforço e com o poder do Espírito Santo SOMENTE era aceita por Deus porque essa obediência perfeita misturava-se com o incenso que estava subindo ao Céu, o qual simbolizava a justiça de Cristo (Salmo 141:2; S. Lucas 1:10).

Cristo em Seu Santuário, 33, E.G.W.: "O incenso que subia com as orações do povo de Israel representa os méritos e intercessão de Cristo. Sua perfeita justiça que pela fé é atribuída a Seu povo, unicamente pode tornar aceitável a Deus o culto de seres pecadores."

[página 65]

E meus queridos e amados irmãos, agora, nesta época em que estamos vivendo, é a mesma coisa. Nossa perfeita obediência à Lei de Deus com nosso decidido esforço e com o poder do Espírito Santo somente é aceita por Deus porque Cristo nos cobre com Seu manto de justiça.

SDABC (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia), vol. 6, 1072, E.G.W.: "... Como o homem colocou-se em pecado, tornando sem valor suas boas obras, unicamente a justiça de Cristo é que pode valer."

Bem, continuemos estudando o Plano da Salvação.

O cordeiro tinha que ser perfeito, sem mancha (simbolizava o Messias). Quando um israelita transgredia algum mandamento da Lei de Deus, tinha que levar ao santuário um cordeiro para ser sacrificado.

O mesmo pecador arrependido [comparecia] perante o sacerdote, colocava a mão em cima da cabeça do cordeiro e confessava seus pecados a Deus. Desta maneira seu pecado estava passando ao cordeiro. Também mostrava que o peca-

[página 66]

do estava passando a Cristo.

Em seguida, o mesmo pecador arrependido cortava o pescoço do cordeiro (simbolizando que seus atos seriam a causa da morte do Messias). O sacerdote levava o sangue do cordeiro ao lugar santo do santuário e o aspergia sobre o altar (simbolizando que seus pecados estavam passando ao santuário, de maneira que este ficava poluído, sujo).

Também era uma figura, para lembrar que agora nossos pecados confessados estão passando a Cristo, nosso Intercessor, e de Cristo para o nosso livro de registro que está no santuário celestial.

Depois o sacerdote saía do lugar santo e abençoava o pecador arrependido; "... então lhe será perdoado o pecado" (Levítico 4:35).

Pergunto aos meus queridos irmãos:

O pecado também estava cancelado, eliminado do livro de registro?

Não!! Só estava perdoado em estado condicional.

Por que estava perdoado em estado condicional?

[página 67]

Porque o cordeiro era só um símbolo do Messias!!!

O pecado não podia ser eliminado do livro de registro porque ainda faltava vir o Messias e vencer a Satanás. Ainda faltava o Messias morrer, ressuscitar e voltar ao Céu.

Agora vamos pensar um pouco:

O Messias já veio e venceu a Satanás. Morreu e ressuscitou triunfantemente e, antes de voltar ao Céu, deixou a ordem de irmos pregar o Evangelho (S. Mateus 28:19).

Atos 2:38. "Arrependei-vos cada um de vós e sejam batizados em nome do Senhor Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."

Então, aceitamos a Cristo como nosso Salvador pessoal, e, arrependidos, confessamos nossos pecados e nos batizamos. Todos os pecados que cometemos até o dia de nosso batismo estão perdoados, e recebemos o dom do Espírito Santo.

Agora que nos batizamos e nossos pecados foram perdoados, e recebemos o dom do Espírito Santo, podemos dizer que os pecados de nosso livro de registro foram eliminados?

[página 68]

Não!!! Não foram eliminados!!! Por que não foram eliminados? Dentro do Plano da Salvação, o que está faltando para nossos pecados serem eliminados de nosso livro de registro?

Está faltando O JULGAMENTO de nosso livro de registro!!! (Daniel 7:9-10; Apocalipse 20:11-13).

O Grande Conflito, 485, E.G.W.: "Visto que os mortos são julgados pelas coisas escritas nos livros, é impossível que os pecados dos homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deva ser investigado."

Agora meus queridos e amados irmãos, imaginemos que nosso livro de registro está passando pelo julgamento divino neste instante!!!

Em nosso livro de registro está anotado tudo o que fizemos, ouvimos, olhamos, pensamos (Apocalipse 20:12; Salmo 56:8):

"................. era mentiroso e gostava de entrar no cinema. Mas arrependeu-se, pediu perdão e, na segunda oportunidade que se lhe concedeu (70, 80 ou 90 anos de vida, Deus é que sabe), nunca mais mentiu nem entrou no cinema: PERDOADO."

[página 69]

"................. transgredia o sábado e não devolvia pontualmente seus dízimos, mas, na segunda oportunidade que se lhe concedeu, nunca mais transgrediu o sábado nem ficou com os dízimos. PERDOADO."

Ou seja, Deus julga nosso livro de registro comparando-o com Sua eterna e santa Lei (Tiago 2:12. O Grande Conflito, 486, E.G.W.).

Agora imaginemos que Deus, neste julgamento, nos declare VENCEDORES!!!

Agora que Deus nos declarou vencedores no julgamento, podemos dizer que nossos pecados foram CANCELADOS, ELIMINADOS de nosso livro de registro?

Não!!! Por que não? Dentro do Plano da Salvação, o que está faltando para Deus cancelar, eliminar nossos pecados de nosso livro de registro?

Está faltando a EXPIAÇÃO FINAL, a INTERVENÇÃO FINAL de Jesus Cristo em favor dos VENCEDORES.

Prestem muita atenção:

Patriarcas e Profetas, 370, E.G.W.: "O sangue de Jesus Cristo, ao mesmo tempo em que livraria da condenação da Lei, não cancelaria o pecado; este ficaria registrado até a expiação final."

[página 70]

Por que Jesus Cristo precisa fazer a expiação final em favor dos vencedores? Por que Jesus Cristo precisa intervir em favor dos vencedores, para Deus eliminar, cancelar nossos pecados de nosso livro de registro?

Porque, mesmo vencedores no julgamento divino, nós ainda estamos contaminados com o pecado. Somos vencedores pecadores!!!

Fé e Obras, 104, E.G.W.: "A menos que alguém se torne da mesma mentalidade de Deus, ainda se encontra em sua depravação natural."

Gálatas 2:16. "Porquanto pelas obras da Lei nenhuma carne será justificada."

Gálatas 2:21. "... porque se a justiça provém da Lei, segue-se que Cristo morreu debalde."

Ou seja, meus queridos irmãos, mesmo chegando a ser semelhantes a Cristo, jamais seremos iguais a Cristo. Porque Cristo, como Cordeiro de Deus, como ser humano nesta Terra, jamais, nunca pecou nem em pensamento (Hebreus 7:26).

Por esta imensa diferença entre Cris-

[página 71]

to humano e nós, necessitamos, precisamos da EXPIAÇÃO FINAL, da PETIÇÃO FINAL, da INTERVENÇÃO FINAL de Jesus Cristo para Deus eliminar, cancelar nossos pecados de nosso livro de registro.

Então, de que maneira Jesus Cristo faz a expiação final, a petição final em favor dos vencedores?

Jesus Cristo diz a Deus Pai:

"Meu Pai, eu, como ser humano lá na Terra, jamais transgredi a eterna e santa Lei nem em pensamento. Aceita estes Meus méritos imaculados em favor de .................

"Porque ele ou ela, com Meu poder que lhe comuniquei mediante o Espírito Santo, e com seu decidido esforço, também conseguiu guardar perfeitamente a Lei, na segunda oportunidade que se lhe concedeu."

O que Deus Pai faz ao ouvir esta petição final de Jesus Cristo?

Cristo em Seu Santuário, 38, E.G.W.: "Então PELA VIRTUDE DO SANGUE EXPIATÓRIO DE CRISTO os pecados de todo verdadeiro arrependido serão eliminados dos livros do Céu. Assim o santuário será livre ou purificado do registro de pecado."

Apocalipse 5:9. "... com teu sangue compras-

[página 72]

te para Deus homens de toda tribo, língua e povo."

Apocalipse 3:5. "O que vencer... confessarei seu nome diante de Meu Pai e diante de seus anjos."

Romanos 5:19. "Como pela desobediência de UM SÓ muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de UM SÓ muitos serão feitos justos."

Uma vez cancelados, eliminados, apagados nossos pecados de nosso livro de registro, o que Jesus Cristo faz com os vencedores para apresentá-los perante Deus Pai?

O Grande Conflito, 488, E.G.W.: "Cristo vestirá Seus fiéis com Sua própria justiça, para que os possa apresentar a Seu Pai como Igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante. Efésios 5:27."

Apocalipse 3:5. "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida."

Mas se Deus não nos declarar vencedores no julgamento de nosso livro de registro, nosso nome será riscado do livro da vida.

Filhos e Filhas de Deus, 368, E.G.W.:

[página 73]

"O vencedor deve ser vestido com a veste branca da justiça de Cristo."

Agora sim o vencedor humildemente pode dizer:

"Graças a Jesus Cristo, já estou salvo!!!"

Meus queridos irmãos, não se preocupem se não entenderam esta explicação bem resumida do Plano da Salvação. Mediante os próximos sermões, passo a passo, lendo calmamente as Escrituras Sagradas e os livros do Espírito de Profecia, conheceremos o Plano da Salvação como dois mais dois são quatro. E estaremos esperando de forma certa a nosso amado Salvador.

Meus queridos irmãos, para preparar estes sermões sobre o Plano da Salvação, só estudei as Escrituras Sagradas e os livros do Espírito de Profecia, porque, para mim, em questão de salvação, só tem valor aquilo que Deus diz.

O que os doutores em Teologia falam, para mim não têm valor nenhum com relação à salvação eterna, como diz o Apóstolo Paulo em Gálatas 1:7-10.

E o Espírito de Profecia nos diz:

[página 74]

Parábolas de Jesus, 111, E.G.W.: "Nossa salvação depende do conhecimento da verdade contida nas Sagradas Escrituras."

Deus abençoe a cada um de meus queridos e amados irmãos.

Amém.

[página 75]



Postar um comentário

0 Comentários