O Plano de Deus para Salvar-nos do Pecado e da Morte Eterna - Sermão 14


Por Jorge Paredes

Estamos chegando ao final do Plano da Salvação. O dia e a hora da volta de nosso Senhor Jesus Cristo ninguém sabe! Mas os sinais que nosso Salvador mencionou que aconteceriam antes de Sua vinda, e o cumprimento literal das profecias de Daniel, nós estamos observando dia a dia!

O ser humano chegou a ter em suas mãos armas de guerra tão precisas e mortíferas, que dá para destruir absolutamente toda a humanidade!!!

As imoralidades, a libertinagem, a falta de vergonha estão na moda!!!

As doenças incuráveis e as catástrofes estão se multiplicando dia a dia!!!

A união do Espiritismo com a Igreja Católica e o Protestantismo apóstata é uma realidade.

A Lei Dominical está para ser assinada nos EUA. Este será um sinal profético bem claro para sairmos das grandes cidades, porque não poderemos comprar nem vender (Testemunhos Seletos, vol. 2,

[página 330]

318, E.G.W.).

Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz:

S. Lucas 21:28. "Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima."

Meus queridos e amados irmãos, imaginemos que nosso Senhor Jesus Cristo está voltando já, neste instante, com grande poder e glória!!! O que acontecerá com os que morreram em Cristo?

I Tessalonicenses 4:13-17. "... os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

Meus queridos irmãos, neste instante em que a Terra está tremendo, prédios caindo, será que começaríamos a nos elevar para receber nosso Salvador? Ou será que nos lembraríamos de algum pecado secreto e não teríamos força nem para nos esconder debaixo do banco?!!!

Na ressurreição, será que reconhece-

[página 331]

remos nossos familiares e amigos?

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 8, p. 1093, E.G.W.: "Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição... surgirá com a mesma forma, mas livre de doenças e de todo defeito. Viverá trazendo os mesmos traços individuais, de modo que um amigo reconhecerá o outro."

Quanto tempo nós ficaremos lá no Céu?

Apocalipse 20:4. Ficaremos mil anos.

O que faremos durante esses mil anos?

O Grande Conflito, 666, E.G.W.: "Em união com Cristo julgam os ímpios, comparando seus atos com o código - a Escritura Sagrada, e decidindo cada caso segundo as ações praticadas no corpo... Igualmente Satanás e os anjos maus serão julgados por Cristo e Seu povo... I Cor. 6:3."

(Lá no Céu veremos por que algum familiar ou amigo não foi salvo!).

Este julgamento que nosso Senhor Jesus Cristo realiza com os vencedores é para aplicar o tempo de castigo, o tempo de sofrimento que Satanás, juntamente com os ímpios, tem de passar antes de morrer por toda a eternidade!!! (II Coríntios 5:10).

[página 332]

É Deus quem pessoalmente realiza o julgamento dos que serão salvos ou não. (Romanos 14:10).

O que fará Satanás durante os mil anos?

O Grande Conflito, 665, E.G.W.: "Durante mil anos Satanás vagueará de um lugar para outro na Terra desolada, para contemplar os resultados de sua rebelião contra a lei de Deus. Durante este tempo os seus sofrimentos serão intensos." (Apocalipse 20:1-2).

Meus queridos e amados irmãos, Satanás ficará mil anos contemplando somente destruição e cadáveres...!!! Mil anos meditando de onde caiu!! Mil anos pensando no que está lhe esperando: morte eterna!!! Seus sofrimentos serão intensos!!!

E o que acontecerá ao finalizarem os mil anos?

O Grande Conflito, 669, E.G.W.: "Ao fim dos mil anos, Cristo volta novamente à Terra. É acompanhado pelo exército dos remidos, e seguido por um cortejo de anjos. Descendo com gran-

[página 333]

de majestade, ordena aos ímpios mortos que ressuscitem para receber a condenação. Surgem estes como um grande exército, inumerável como a areia do mar... Os ímpios trazem os traços da doença e da morte."

Meus queridos e amados irmãos, eu não gostaria de ressuscitar junto com os criminosos, homicidas, delinquentes monstros!!!

Ao finalizarem os mil anos, ao voltar Cristo, nem bem tocará Seu pé no Monte das Oliveiras, e se formará um imenso vale. O que vai descer ali?

Apocalipse 21:10. A Nova Jerusalém.

O que Satanás fará ao ver a Nova Jerusalém?

O Grande Conflito, 670, E.G.W.: "Agora Satanás se prepara para a última e grande luta pela supremacia. [...] Há reis e generais que venceram nações, homens valentes que nunca perderam batalha, guerreiros orgulhosos, ambiciosos, cuja aproximação fazia tremer os reinos. Na morte não experimentaram mudança alguma. Ao subirem da sepultura, retomam o fio de seus pensamentos exatamente onde ele cessou."

Meus queridos e amados irmãos,

[página 334]

que classe de pensamentos predominará quando nos surpreender a morte? Preocupados com não perder a hora da novela? Fazendo planos para ganhar mais dinheiro? Ou olhando o relógio, porque está chegando a hora de ir dar o Estudo Bíblico? Ou cantando hinos de louvor a Deus?

Continuemos lendo: "Hábeis artífices constroem apetrechos de guerra... Finalmente é dada a ordem de avançar... Satanás, o mais forte dos guerreiros, toma a dianteira, e seus anjos unem as forças para esta luta final."

Meus queridos irmãos, uma vez que a multidão está avançando para tomar de assalto a santa cidade, o que ordena Cristo de dentro da cidade?

O Grande Conflito, 671, E.G.W.: "Por ordem de Jesus são fechadas as portas da Nova Jerusalém..."

O que faz nosso Senhor Jesus Cristo, uma vez fechadas as portas?

[página 335]

O Grande Conflito, 671, E.G.W.: "Agora Cristo de novo aparece à vista de Seus inimigos. Muito acima da cidade, sobre um fundamento de ouro polido, está um trono, alto e sublime. Sobre este trono assenta-Se o Filho de Deus, e em redor dEle estão os súditos de Seu reino. [...] Logo que se abrem os livros de registro e o olhar de Jesus INCIDE sobre os ímpios, eles se tornam CÔNSCIOS de todo pecado cometido. Veem exatamente onde seus pés se desviaram do caminho da pureza e santidade..."

Meus queridos e amados irmãos, ao se abrirem os livros de registro dos ímpios, Cristo olha para os pecadores que estão rodeando a santa cidade! Com esse olhar de Jesus Cristo, cada pecador fica consciente de que, por culpa do MALDITO PECADO, está fora da santa cidade!

Que momento de dor!!! Que ódio profundo por esse DESGRAÇADO PECADO que atrapalhou sua salvação!!! Que tristeza IMENSA os ímpios devem passar nesse instante!!! Eles dizem:

"Eu poderia ter vencido esse pecado!!! Eu poderia ter vencido!!!"

Mordem a língua!!! Arrancam

[página 336]

os cabelos!!!

Tarde demais!!! Tarde demais!!!

Meus queridos e amados irmãos, agora, neste instante, ainda temos a bendita oportunidade de reagirmos!!! Neste instante (não precisa nem fechar os olhos), fala mentalmente com Deus, prometa que te esforçarás decididamente para abandonar esse pecado que você sabe, pode atrapalhar tua salvação!!!

Nosso Senhor Jesus Cristo ainda está intercedendo por nós!!! Estando ainda com vida, há oportunidade!!! Amanhã pode ser tarde demais!!!

Depois que todos os ímpios se tornam conscientes do pecado que atrapalhou sua salvação, o que é mostrado a todo o Universo não caído, a Satanás, aos ímpios e aos salvos?

O Grande Conflito, 673, E.G.W.: "Por sobre o trono

[página 337]

se revela a cruz; e semelhante a uma vista panorâmica aparecem as cenas da tentação e queda de Adão, e os passos sucessivos no grande plano da redenção. O humilde nascimento do Salvador; Sua infância de simplicidade e obediência; Seu batismo no Jordão; o jejum e tentação no deserto... Suas noites de oração e vigília na solidão das montanhas... Sua traição nas mãos da turba assassina; os tremendos acontecimentos daquela noite de horror... o Filho de Deus exultantemente exibido perante Anás, citado ao palácio do sumo sacerdote, ao tribunal de Pilatos, perante o covarde e cruel Herodes, escarnecido, insultado, torturado e condenado à morte - tudo é vividamente esboçado."

Meus queridos e amados irmãos, por cima da cruz veremos um imenso televisor (para melhor compreender)!!! Ali veremos o nascimento de Jesus, Seu batismo, conheceremos Anás, Pilatos, Herodes!!!

Continuo lendo: "... o paciente Sofredor trilhando o caminho do Calvário, o Príncipe do Céu suspenso na cruz; [...] O terrível espetáculo aparece exatamente como foi. Satanás, seus anjos e súditos NÃO TÊM PODER para se desviarem do quadro que é a sua própria obra."

[página 338]

Meus queridos e amados irmãos, Satanás gostaria de fechar os olhos! Ele gostaria de esconder a cabeça, de olhar para o chão!!! Mas não pode!!! Tem que olhar!!! É obrigado a olhar!

Continuo lendo: O Grande Conflito, 673: "Cada ator relembra a parte que desempenhou. Herodes, matando as inocentes crianças de Belém, [...] a vil Herodias, sobre cuja alma criminosa repousa o sangue de João Batista; [...] os soldados zombadores; os sacerdotes e príncipes, e a multidão furiosa que clamou: 'O Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos!' - todos contemplam a enormidade de seu crime. Ali está Nero, aquele monstro de crueldade e vício, [...] Ali estão sacerdotes e prelados romanistas, que pretendiam ser embaixadores de Cristo e, no entanto, empregaram a tortura, a masmorra, a fogueira para dominar a consciência de Seu povo. Ali estão os orgulhosos pontífices que se exaltaram acima de Deus e pretenderam mudar a lei do Altíssimo. [...] O mundo ímpio todo acha-se em julgamento perante o tribunal de Deus, acusado de alta traição contra o governo do Céu. [...] Satanás parece paralisado ao contemplar a glória e majestade de Cristo. [...] E agora SA-

[página 339]

TANÁS SE CURVA E CONFESSA a JUSTIÇA de SUA SENTENÇA."

Meus queridos irmãos, Satanás, ao ser obrigado a olhar, a ver tudo o que fez; ao ser obrigado a ver como tão cruelmente matou a seu próprio Criador, ajoelha-se diante de Jesus Cristo e diz:

"É justo que eu morra por toda a eternidade!!! É justo!!!"

Sozinho ele chega a esta conclusão!!!

O que faz Satanás logo após reconhecer a justiça de Deus e a supremacia de Cristo?

O Grande Conflito, 678, E.G.W.: "Apesar de ter sido Satanás constrangido a reconhecer a justiça de Deus e a curvar-se à supremacia de Cristo, seu caráter permanece sem mudança. O espírito de rebelião, qual poderosa torrente, explode de novo. Cheio de frenesi (violência), decide-se a não capitular no grande conflito. Chegado é o tempo para uma última e desesperada luta contra o Rei do Céu. Arremessa-se para o meio de seus sú-

[página 340]

ditos e esforça-se por inspirá-los com sua fúria, incitando-os a uma batalha imediata. Mas dentre todos os incontáveis milhões que seduziu à rebelião, ninguém há agora que lhe reconheça a supremacia. Seu poder chegou ao fim. Os ímpios... veem que seu caso é sem esperança, que não podem prevalecer contra Jeová. Sua ira se acende contra Satanás e os que foram seus agentes no engano, e com furor de demônios voltam-se contra eles."

Meus queridos e amados irmãos, que carnificina!!!

"Você, Pastor, pregou que a Lei de Deus não vigorava mais!!! Você é culpado por eu estar aqui!!!"

"Você, vizinha, sabia que o sábado era sagrado!!! Por que você não me falou?!!"

No meio desta luta infernal, o que nosso Deus faz chover do Céu?

O Grande Conflito, 679, E.G.W.: "De Deus desce fogo do céu. A terra se fende... Chamas devoradoras irrompem de cada abismo hiante. As próprias rochas estão ardendo... A superfície da Terra parece uma massa fundida - um vasto e fervente lago de fogo... Alguns são destruídos em um momento, ..."

[página 341]

Meus queridos irmãos, aquelas pessoas que QUASE foram salvas, não sofrerão muito para morrer por toda a eternidade!!! Em UM INSTANTE cairão mortos por toda a eternidade!!!

Mas meu querido irmão, por culpa de que pecado nós seríamos quase salvos?!! Por culpa de que desgraçado pecado morreríamos por toda a eternidade? Que pecado é de tanto valor para você morrer por toda a eternidade? Por dinheiro, novelas, futebol, música profana que leva a pensar só em sexo?

Por culpa de que pecado, meu amado irmão, você seria QUASE SALVO?!!!

Continuo lendo: "...enquanto outros sofrem muitos dias. Todos são punidos segundo as suas ações."

Meus queridos irmãos, o Espírito de Profecia diz em outra parte que o fogo estará consumindo mais da metade do corpo, mas a dor será como se estivessem começando a ser queimados!!! Dias e dias sofrendo horrivelmente!!!

Para quem serão transferidos os pe-

[página 342]

cados dos remidos?

O Grande Conflito, 679, E.G.W.: "Tendo sido os pecados dos justos transferidos para Satanás, ele tem de sofrer não somente pela sua própria rebelião, mas por todos os pecados que fez o povo de Deus cometer. Seu castigo deve ser muito maior do que o daqueles a quem enganou."

Meus queridos e amados irmãos, é por esta razão que Satanás não quer a tua salvação, porque sabe o que lhe espera!!! É por esta razão que agora Satanás está fazendo esforços desesperados para você continuar em algum pecado!!! Para que você sofra no fogo, e não ele por tua culpa!!!

Satanás está disposto a dar tudo o que você quiser com a condição que não te prepares para ir ao Céu!!! Porque se você merecia um mês de sofrimento antes de morrer por toda a eternidade, agora Satanás terá que sofrer mais um mês por tua culpa, porque você foi para o Céu, você foi salvo!!!

Continuo lendo: "Depois que perecerem

[página 343]

os que pelos seus enganos caíram, deve ele ainda viver e sofrer... A penalidade completa da lei foi aplicada; satisfeitas as exigências da justiça... Está para sempre terminada a obra de ruína de Satanás. Durante seis mil anos efetuou a sua vontade, enchendo a Terra de miséria e causando pesar por todo o Universo."

Meus queridos e amados irmãos, nas pesquisas que tenho feito a serva de Deus nunca diz mais de seis mil anos de pecado. Dá para notar meus amados irmãos os momentos soleníssimos em que estamos vivendo?!!

Estava conversando com um irmão, adventista do sétimo dia, ancião da igreja. Falando dos tempos em que estamos vivendo, eu lhe disse: "Irmão, você sabe que Cristo está para voltar?!! Precisamos nos preparar!!!"

Ele me respondeu: "Irmão Paredes, não há mais tempo de nos prepararmos!!! Devemos estar já preparados!!!"

E meditando nestas palavras, realmente não há mais tempo!!!

[página 344]

Porque para tirar de nosso cérebro esse orgulho, ódio, egoísmo, inveja, pornografia, costume de mentir, de ser violento ou de falar palavras sujas, não é coisa de um, dois ou três anos!!!

Por isto, o apóstolo Paulo diz: "Remindo o tempo; porquanto os dias são maus." Efésios 5:16.

Patriarcas e Profetas, 354, E.G.W.: "Durante seis mil anos, Satanás tem lutado para manter posse da Terra."

Meus queridos irmãos, vocês notaram outra menção aos seis mil anos?

Meus queridos irmãos, eu não estou marcando data para a volta de Cristo. Não!!! Deus me livre de cometer este pecado!! Mas sempre que prego sobre isto, eu digo:

"Devemos estar SEMPRE PREPARADOS, por duas razões fundamentais:

"Primeira - O julgamento dos livros de registro começou pelos mortos em 1844. Já imaginaram se Deus estivesse julgando nosso livro de registro neste instante?!!! Em que situação nos encontraria?

"Segunda - Nenhum de nós sabe se amanhã estará vivo!!! Em que situação nos surpreenderia a morte?"

[página 345]

Continuo lendo Patriarcas e Profetas, 354: "Agora se cumpre o propósito original de Deus ao criá-la [a Terra]. 'Os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.' Dan. 7:18."

Qual será a única lembrança eterna da obra cruel de Satanás?

O Grande Conflito, 680, E.G.W.: "Apenas uma lembrança permanece: nosso Redentor sempre levará os sinais de Sua crucifixão. Em Sua fronte ferida, em Seu lado, em Suas mãos e pés, estão os únicos vestígios da obra cruel que o pecado efetuou."

O que farão os salvos nesta Terra renovada?

O Grande Conflito, 681, E.G.W.: "'O meu povo habitará em morada de paz' [...] Ninguém necessitará ou desejará repouso... Sempre sentiremos a frescura da manhã [...] Livres da mortalidade, alçarão voo incansável para os mundos distantes [...] o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. [...] O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado."

Meus queridos e amados irmãos,

[página 346]

agora que nosso Salvador ainda está ministrando com Seu sangue no santuário celestial, Ele faz um pedido a nós, adventistas do sétimo dia:

Testemunhos Seletos, vol. 3, 288, E.G.W.: "Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção. [...] Admirável privilégio é ser capaz de compreender a vontade de Deus tal como é revelada na segura palavra dos profetas."

Meus queridos irmãos, vocês compreenderam o Plano da Salvação não porque tem grande capacidade intelectual. Não!! Mas porque Deus Espírito Santo abriu-lhes o entendimento. Este realmente é um admirável privilégio!!!

Continuo lendo: "Isto põe sobre nós pesada responsabilidade. Deus espera que comuniquemos aos outros o conhecimento que nos deu."

Meus queridos e amados irmãos, vocês entregaram totalmente vosso coração a nosso Senhor Jesus Cristo?

[página 347]

Estão verdadeiramente arrependidos? Então ouçam, por favor, o que Deus diz:

Review and Herald, July 21, 1896, E.G.W.: "Toda alma verdadeiramente arrependida terá intenso desejo de trazer outros das trevas do erro para a maravilhosa luz da justiça de Jesus Cristo."

Meus queridos e amados irmãos, se vocês estão verdadeiramente, sinceramente arrependidos, terão intenso desejo de fazer trabalho missionário!!!

Mas, como Satanás é astuto, no sábado à tarde em que deveríamos sair para fazer trabalho missionário, é quando sentimos mais sono!!! Que vontade de dormir depois do almoço, não é irmãos?!!!

Lembro-me de uma doutora que estava quatro anos fora da Igreja. Com o Pastor da igreja, fui visitá-la. Fiz o apelo para assistir à Semana de Oração. Ela aceitou e não faltou a nenhuma reunião.

No sábado, ao finalizar o culto divino, disse que queria conversar com ela.

[página 348]

Na sala pastoral, a doutora começou a chorar. Então me disse: "Pastor, estou com uma arma para matar meu marido, por causa de adultério! Fiz todos os planos; não iria para a cadeia porque seria crime de paixão, porque tenho título universitário, seria [ré] primária, etc. Mas, ao ouvir estes sermões durante a Semana de Oração, desisti!"

"Então doutora", eu disse, "vamos fazer seu rebatismo esta tarde, para a senhora começar uma nova vida com Deus."

"Quero sim!!", foi sua resposta.

O batismo começaria às 14:00, e ela não chegava. Eram 14:30, e nada de aparecer. Um ancião da igreja diz: "A filha está sentada na frente." Perguntamos à filha:

"Onde está tua mãe?"

"Está em casa!"

"O que ela está fazendo?"

"Não sei."

Fomos até a casa porque era perto da igreja. Ao tocarmos a campainha, a doutora saiu: "Pastor!!! Nunca tive o costume de dormir de dia!!! Logo depois do almoço, sento-me no divã para pensar nas coisas que eu tenho que fazer, mas nunca durmo de dia!!! Esperem, por favor, que já estou saindo!!!"

Enquanto esperávamos, disse à filha, de quinze anos: "Você também não quer en-

[página 349]

tregar teu coração a Jesus Cristo? Não quer se batizar junto com a tua mãe?"

"Quero sim!!!"

E batizamos mãe e filha. Desta vez, Satanás perdeu, não perdeu?!!!

Deus permita meus amados irmãos que Satanás seja vencido por todos vocês, todos os sábados à tarde.

Agora meus queridos irmãos, permitam-me fazer-lhes uma pergunta:

Quantos de meus irmãos têm certeza absoluta de que nosso Senhor Jesus Cristo foi preparar um lugar nas mansões celestiais?! Levantem as mãos, por favor, somente os que têm certeza absoluta!!!

Eu também tenho certeza absoluta!!!

Agora ouçamos o que diz o Espírito de Profecia:

Parábolas de Jesus, 226-227, E.G.W.: "Tão certo como nos está preparado um lugar nas mansões celestes, há também um lugar designado aqui na Terra, onde devemos trabalhar para Deus."

Meus queridos e amados irmãos,

[página 350]

Não adianta desculpas, viu irmãos?!! Não adianta desculpas!!!

Assim como temos certeza absoluta de que nosso Senhor Jesus Cristo está preparando um lugar no Céu para nós, devemos também ter CERTEZA ABSOLUTA que aqui na Terra há um lugar onde devemos trabalhar para Deus.

Notem o quão importante é nossa colaboração!!!

Testemunhos Seletos, vol. 2, 548, E.G.W.: "Se não fizermos nenhum esforço para ganhar almas para Cristo, SEREMOS RESPONSÁVEIS pela obra que poderíamos ter feito, mas que não fizemos por causa de nossa indolência espiritual."

Meus queridos e amados irmãos, Deus permita que isto que vou ler não seja para nenhum de nós.

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 693, E.G.W.: "Cristãos frouxos são piores que os infiéis, pois suas palavras enganosas e posição neutra levam muitos a desviarem-se. O infiel mostra suas cores. O cristão morno engana ambas as partes. Ele não é nem bom mundano, nem bom cristão. Satanás utiliza-se dele para fazer uma obra que nenhum outro pode

[página 351]

fazer."

Meus queridos e amados irmãos, realmente um cristão MORNO é um perigo para a obra de Deus!!! O cristão morno, ao ouvir um sermão contra as novelas, modas, música profana ou contra o costume de falar palavras sujas, diz:

"Esse Pastor é um fanático!!!"

"Esse Pastor está querendo se passar por santinho!!!"

"Esse Pastor está buscando a salvação pelas obras!!!"

Desta maneira, desestimula o cristão que está se esforçando para ser um bom cristão.

O que um cristão morno faz em casa e na rua?

Briga com a esposa; é violento com os filhos; na rua com os vizinhos é fofoqueiro; fala palavras sujas; quando dá suas opiniões políticas e econômicas, o faz com violência!!! E no dia do culto, pega sua Bíblia, seu hinário, e vai à igreja!!!

Os vizinhos, ao vê-lo, dizem: "Eu, ir

[página 352]

à Igreja desse sujeito? Nunca! Prefiro ficar no meu canto!!!"

Realmente um cristão morno faz um trabalho que nenhum outro pode fazer:

Os que estão fora, não deixa entrarem na Igreja! E os que estão dentro da Igreja, não deixa irem para o Céu!!!

É um instrumento poderoso nas mãos de Satanás!!! Faz uma obra que nenhum outro pode fazer!!!

Por isto, nosso Senhor Jesus Cristo diz em Apocalipse 3:16:

"Porque és MORNO, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."

Meus queridos e amados irmãos, Deus permita que nossas últimas palavras antes de morrer sejam as mesmas do apóstolo Paulo, que escreveu sua carta a seu filho espiritual, Timóteo, antes de ser decapitado.

II Timóteo 4:6-8. "Quanto a mim, a hora de ser sacrificado já chegou e já é tempo de deixar esta vida. Combati o bom combate, com-

[página 353]

pletei a carreira e guardei a fé."

Lembro-me do meu diretor de Teologia, o Pastor Kimpelh. Mais ou menos três anos antes de falecer, pregou na igreja de Botafogo, no Rio de Janeiro, para mais de 900 pessoas. Ele disse:

"Quando era estudante de Matemática na Universidade de São Paulo, eu e outro colega éramos os melhores alunos, mas eu sempre tirava as melhores notas! Poderia ter sido um excelente profissional e ganhar muito dinheiro!

"Mas quando terminei meus estudos, decidi entregar minha vida a Jesus Cristo, e fui estudar Teologia, com muito sacrifício econômico.

"E agora que já estou aposentado e perto do descanso (morte), somente Deus sabe o quão agradecido estou por ter me concedido a bendita oportunidade de dedicar minha vida a Seu serviço."

Três anos depois de ter pregado este sermão, trabalhando em casa, em São Paulo, teve um leve ataque cardíaco. Pegou o carro e foi para o hospital com sua esposa. No caminho, ele disse:

"Minha querida esposa, se eu for antes de você, ou você, antes de mim, is-

[página 354]

to não tem importância!!! O importante é que, quando voltarmos a nos encontrar, nunca mais nos separaremos!!!"

Ao chegarem ao hospital, o Pastor, preenchendo a ficha de entrada, caiu morto!

Que bonitas palavras de despedida de um servo de Deus!!! ("Minha querida esposa, se eu for antes de você, ou você, antes de mim, isto não tem importância!!! O importante é que, quando voltarmos a nos encontrar, nunca mais nos separaremos!!!").

Continuo lendo [II Timóteo 4:6-8]: "E agora o prêmio da vitória está me esperando: a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que esperam com amor a sua vinda."

Meus queridos e amados irmãos, Deus permita que estas palavras de despedida do apóstolo Paulo sejam também as nossas palavras de despedida deste mundo de pecado!!!

E Deus permita também que todos nós que estamos ouvindo este sermão, voltemos a nos encontrar lá no Céu! E que lá no Céu, vocês me reconheçam e me digam:

[página 355]

"Irmão Paredes, lembra-se de mim? Eu era membro da igreja de ............

"Graças àquela Semana de Oração, esforcei-me decididamente, orando, jejuando, como nosso Salvador fazia!!!

"Estudando e meditando profundamente nas Escrituras Sagradas, como nosso Salvador fazia!!!

"E com o PODER do ESPÍRITO SANTO, eu consegui vencer os meus defeitos de caráter e as tentações do inimigo!!!"

Eu lhes direi a mesma coisa!!!

"E graças a nosso Senhor Jesus Cristo, nós estamos aqui", e nos daremos aquele abraço de AMOR ETERNO!!!

DEUS ABENÇOE A CADA UM DE MEUS QUERIDOS E AMADOS IRMÃOS.

Amém.

[página 356]



Postar um comentário

2 Comentários

  1. parabéns por concluir a postagem dos estudos do nosso querido pastor Jorge Paredes, que DEUS seja louvado meu irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, meu irmão! Oremos fervorosamente a Deus para que esta poderosa mensagem possa alcançar o maior número possível de almas sinceras, pois o tempo está próximo.

      Excluir