O Plano de Deus para Salvar-nos do Pecado e da Morte Eterna - Sermão 1


Por Jorge Paredes

O que é pecado? É transgressão da Lei! Qual é o salário do pecado? Morte eterna.

Então, o título de nosso sermão é:

O Plano de Deus para não voltarmos a transgredir Sua Lei e para salvar-nos da Morte Eterna!

Meus queridos e amados irmãos, o Plano da Salvação foi delineado METICULOSAMENTE, PASSO A PASSO por nosso próprio Criador!!

Então, dentro do Plano da Salvação, o que tem que fazer DEUS PAI para não voltarmos a transgredir Sua Lei?

Dentro deste MARAVILHOSO PLANO DA SALVAÇÃO, o que tem que fazer Deus Filho; o que tem que fazer Deus Espírito Santo para não voltarmos a transgredir a Lei?

E os Santos Anjos, o que tem que fazer para nós não voltarmos a transgredir a Lei?

E o Inimigo de Deus e nosso inimigo, que é Satanás, o que está fazendo para impedir nossa salvação?

E nós, qual é nossa parte que temos que realizar neste maravilhoso Plano da

[página 1]

Salvação, para não voltarmos a transgredir a Lei de Deus?

Meus queridos e amados irmãos, não foi apenas para salvar ao ser humano que fora feito este Plano. Não!!!

TODO O UNIVERSO ESTAVA EM PERIGO!!!

Dentro deste maravilhoso Plano, o CARÁTER de Deus devia ser reivindicado perante todo o Universo não caído.

Porque Lúcifer, poderoso anjo que, com suas asas, cobria o Trono de Deus, tinha acusado seu Criador de: autoritário, escravizador, ditador, que Sua Lei era impossível de ser obedecida!!!

"Nós não precisamos de Lei!!!", pregava este poderoso anjo rebelde!!!

"Devemos ser livres para seguir nossa própria vontade, que nos guiará sempre retamente!!!"

A terça parte dos Santos Anjos, milhões e milhões, acreditou neste ASTUTO e PERVERSO REBELDE!!!

E quando Adão e Eva foram atrás do sofisma de Satanás, e desobedeceram a Deus, Satanás falou para todo o Universo:

"Estão vendo?! Vocês são TESTEMUNHAS!!! Está COMPROVADO que a Lei de Deus ninguém

[página 2]

pode obedecer".

D.T.N. 34 E.G.W. [Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 34]. Se Jesus tivesse vindo a Terra simplesmente aparentando ser homem, seu comportamento não teria respondido as acusações de Satanás. O PONTO EM QUESTÃO não era o que Deus poderia fazer, mas se o homem poderia guardar a Lei e resistir ao pecado. JESUS ENFRENTOU FACE a FACE a Satanás a fim de PROVAR que homens e mulheres, apesar da carga da "Lei da hereditariedade", podiam guardar a Lei mediante a graça...

Agora vamos pensar um pouco:

Um dos atributos de Deus é Sua Onisciência, ou seja, Deus conhece o futuro perfeitamente!

Isaías 46:10. "Que anuncio o fim desde o princípio e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam."

D.T.N. 17 E.G.W. "Desde o princípio, Deus e Cristo sabiam da apostasia de Satanás e da queda do homem mediante o poder enganador do apóstata." (1978)

Então, se Deus sabia com antecedência que Lúcifer seria um apóstata...

Se Deus sabia antecipadamente que Lúcifer provocaria a queda de milhões de Santos Anjos.

[página 3]

Se Deus sabia com antecipação que Lúcifer provocaria a queda de Adão e Eva e, portanto, o sacrifício de Seu amado Filho...

A pergunta é: por que criou a Lúcifer? Por que não criou diretamente a Gabriel, sucessor de Lúcifer? Não é uma boa pergunta?

Meus queridos e amados irmãos: Dentro do Plano da Salvação, biblicamente só existem três mistérios.

O MISTÉRIO DA ORIGEM DE DEUS

De onde vem Deus?
Como surgiu Deus no Universo?
Quem é Seu Pai? Quem é Sua Mãe?

O MISTÉRIO DA INIQUIDADE, DA ORIGEM DO PECADO

De onde vem o pecado?
Se Lúcifer foi criado santo, justo, perfeito, como surgiu dentro dele o pecado? O.G.C. 495 [O Grande Conflito, p. 495].

O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO, DA PIEDADE

Nosso Senhor Jesus Cristo, criador de todo o Universo. Como se transformou em uma minúscula célula para entrar na Virgem Maria?

[página 4]

Onde ficou Sua personalidade? 1 Tim. 3:16.

Para explicar estes três mistérios, Deus não deixou nada escrito.

Deut. 29:29. "As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus, porém as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre."

Mas por que este poderoso anjo, muito favorecido de Deus, por que se REVOLTOU contra seu Criador?

Isaías 14:13-14. "E tu dizias no teu coração: eu subirei ao Céu, acima das Estrelas de Deus exaltarei o meu trono... serei semelhante ao Altíssimo."

Notem que pretensão de um ser criado!

Então, a EXALTAÇÃO PRÓPRIA e a COBIÇA foram as razões da queda de Lúcifer.

Lúcifer COBIÇAVA o PODER de Deus, não o CARÁTER de Deus!

O Espírito de Profecia [os escritos de Ellen G. White] nos diz que Deus deu a Lúcifer e seus seguidores um tempo de graça. Não diz quantos anos, ou quantos séculos tiveram de oportunidade para meditar profundamente na atitude que estavam assumindo.

[página 5]

Mas Deus lhes deu uma CHANCE. A Pena Inspirada nos diz que o TEMPO começou a ser contado com a rebelião de Lúcifer. Antes não existia tempo, nem precisava existir.

Mas os Anjos leais a Deus se esforçavam com razões poderosas para convencer a Lúcifer e seus seguidores que Jesus Cristo era o Criador, portanto merecia adoração e obediência!!!

Muitos anjos rebeldes compreenderam claramente que estavam errados e que sua rebelião era injusta. Arrependeram-se e confessaram seus pecados a Deus, e Deus lhes perdoou, e atualmente continuam no Céu.

O Espírito de Profecia nos diz que Lúcifer também compreendeu claramente que sua rebelião era injusta. Mas o orgulho não permitiu arrepender-se!

Um dia, Deus congregou a todos os habitantes do Céu e lhes disse que Lúcifer e seus seguidores seriam expulsos do Céu!! Lúcifer com atrevimento respondeu:

"Expulsarás também estes milhões de anjos e deixarás tal vazio no Céu?"

[página 6]

O Espírito de Profecia nos diz (História da Redenção, 26, E.G.W.):

Satanás, depois de ter sido expulso do Céu, ao encontrar-se nesta Terra, angustiado, desesperado, infeliz (porque sem Deus ninguém é feliz), chamou a um anjo de Deus que estava passando e lhe pede uma entrevista com Jesus. Isto lhe é concedido, e Satanás diz a Jesus que estava arrependido de sua rebelião!!! E queria voltar ao favor divino.

O Espírito de Profecia nos diz que ao ver o infortúnio deste bonito Anjo, quatro metros de altura, inteligente, JESUS CHOROU!!! E lhe diz como pensamento de Deus que ele não podia voltar ao Céu!!! O Céu não devia novamente ser manchado pelo pecado. 2 Pedro 2:4.

Ao ouvir isto, Satanás ficou com mais ódio, com mais ira contra Deus, contra Jesus Cristo. NÃO ESTAVA VERDADEIRAMENTE ARREPENDIDO!!!

E, em sua luta contra o Governo de Deus, Satanás quis provocar a queda de

[página 7]

Adão e Eva, mas fica indeciso; quer e não quer!!!

Pede aos outros demônios que o deixem sozinho! E ao pensar na desgraça que faria, começou a suar frio!!! Satanás pensava: "E se minha situação piorar diante de Deus?"

Satanás também olhava a Adão e Eva no Jardim do Éden e pensava: "Coitados!!! Tão felizes que são!!! Levando-os a desobedecer, serão tão infelizes como eu!!!"

Satanás fica em dúvida; quer e não quer!!! Estando nesta dúvida terrível, chegam os outros demônios e lhe dizem:

"Nós estamos com você até o fim!!! Pode provocar a queda do ser humano!"

E meus queridos e amados irmãos, Satanás decide provocar a queda do ser humano, com a ESPERANÇA que Deus faria algum Plano para salvar o ser humano e, dentro deste Plano, ele poderia ser incluído.

Satanás também tinha a ESPERANÇA que Adão

[página 8]

e Eva, uma vez pecadores, comeriam da árvore da vida! Então o pecado se perpetuaria, e Satanás teria a oportunidade de lutar contra o Governo de Deus, pelos séculos sem fim, até vencer, se pudesse!!!

O Espírito de Profecia nos diz que Deus não fez nenhum Plano para salvar a Satanás, porque este poderoso anjo se rebelou contra seu Criador com pleno conhecimento do amor de Deus!!! Com pleno conhecimento da Justiça de Deus!!!

Lúcifer e seus seguidores conheciam em toda sua altura, em toda sua profundidade, em toda sua largura!!! Conheciam perfeitamente o amor de Deus, a justiça de Deus!!! Para Lúcifer e seus seguidores não havia esperança de salvação!!!

Mas para o ser humano, que estava começando a conhecer o amor de Deus, para o ser humano havia uma esperança de salvação, no pleno conhecimento do amor de Deus e da justiça de Deus!!!

[página 9]

E meus queridos e amados irmãos, agora nós conhecemos em toda sua altura, em toda sua profundidade, em toda sua largura; CONHECEMOS O AMOR DE DEUS!!!

O que nos diz S. João 3:16?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Sim meus queridos e amados irmãos: Deus nos demonstrou Seu amor dando Seu Filho unigênito para salvar-nos!!!

Deus Pai permitiu que Seu Filho CORRESSE O RISCO de perder Sua eternidade por amor a nós!!!

E, em Seu grande amor, também nos está concedendo UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE, UM TEMPO DE GRAÇA, para que, agora que conhecemos o quanto Deus nos ama, nós também lhe demonstremos nosso amor por meio da obediência a Seus mandamentos!!!

S. João 14:15. "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."

[página 10]

Sim meus queridos e amados a irmãos, se amamos sinceramente a Deus Pai e a nosso Senhor Jesus Cristo, demonstraremos nosso amor ESFORÇANDO-NOS DECIDIDAMENTE para OBEDECER PERFEITAMENTE aos Seus mandamentos com o poder divino que nosso Salvador está ansioso a comunicar-nos.

Fé e Obras, 79, E.G.W. "Proporcionou-se ao pecador uma segunda oportunidade para guardar a Lei de Deus, na força de seu divino Redentor...".

Mas meus queridos e amados irmãos, sempre quis saber: de que maneira Deus nos salva? O que devemos fazer para sermos salvos? Qual é o Plano que Deus fez para salvar-nos?

Alguns Doutores em Teologia e alguns evangélicos modernos dizem:

"A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA FÉ EM JESUS CRISTO", e citam textos bíblicos para apoiar esta conclusão a que chegaram.

Outros Doutores em Teologia e pastores evangélicos modernos dizem:

"A SALVAÇÃO É PELA FÉ E PELAS OBRAS"!!

[página 11]

E também com a Bíblia ensinam isto!

Outros eruditos nas Sagradas Escrituras dizem:

"A SALVAÇÃO É DE GRAÇA, o ser humano nada pode fazer para alcançar a salvação"!! E também com a Bíblia ensinam isto.

Outros Doutores em Teologia e pastores evangélicos modernos ensinam:

"Jesus Cristo fez tudo por você!!!
"Jesus Cristo guardou perfeitamente a Lei de Deus por você!!!
"Jesus Cristo deu Sua vida por você!!
"Aceite somente Jesus Cristo como teu Salvador pessoal e já estarás salvo!!!"

Não é assim que ensinam? Mas pergunto:

Qual destes Doutores em Teologia, qual destes pastores evangélicos modernos estão ensinando a VERDADE?

Todo plano que se faz tem que ter um princípio e um fim. Certo? Ninguém faz o plano de construir uma casa e, só levantando as paredes, diz que já está pronta!

Mas dentro do Plano da Salvação que

[página 12]

nosso Criador fez, qual é o princípio? Qual é o fim? Em que parte do Plano da Salvação nós estamos vivendo atualmente?

O Espírito de Profecia nos diz que os anjos de Deus explicaram aos nossos primeiros pais o Plano da Salvação, quando foram expulsos do Jardim do Éden.

Patriarcas e Profetas, 62, E.G.W. "Anjos celestiais, de maneira mais ampla, patentearam a nossos primeiros pais o Plano que fora concebido para sua salvação... Um período de graça lhes seria concedido e, mediante o arrependimento e a fé em Cristo, poderiam de novo tornar-se filhos de Deus."

Mas meus queridos e amados irmãos, nossos primeiros pais precisavam ter muito mais fé do que nós atualmente para aceitar o Plano da Salvação. Porque eles se perguntavam:

"Se o Messias fracassar como Adão no Jardim do Éden, será que VAMOS FICAR NO TÚMULO ETERNAMENTE?"

"Se o Messias fracassar, será que nunca mais vamos ressuscitar?"

E como sofriam ao fazer estas perguntas!!!

[página 13]

Agora meus queridos e amados irmãos, nós precisamos ter menos fé que nossos primeiros pais!!! Por que? Porque o Messias já veio e já venceu Satanás!

A salvação deste mundo está TOTALMENTE e COMPLETAMENTE GARANTIDA!!! Desta verdade temos certeza absoluta!

S. João 16:33. "... tende bom ânimo, Eu venci o mundo."

Sim meus queridos e amados irmãos, este mundo não ficará eternamente sob o domínio de Satanás. Não!!!

Mesmo que nenhum ser humano queira aceitar esta salvação, o Plano continuará até o Messias voltar para destruir Satanás junto com os transgressores da Lei de Deus, e recriar esta Terra para os vencedores!!!

Meus queridos e amados irmãos, quando Deus deu Seu Plano da Salvação de forma escrita, escutem só o que aconteceu!!! Por favor, muita atenção. Não percam uma só palavra!!!

D.T.N., 101, E.G.W. "Quando foi dada a palavra ESCRITA de Deus, Satanás ESTUDOU as profecias concernentes ao advento do Salvador" (Meus queridos irmãos: O que fez

[página 14]

Satanás? ESTUDOU as profecias que falavam da vinda do Salvador!) Continuo lendo: "De geração em geração operou no intuito de CEGAR  o povo para essas profecias, de modo que rejeitassem a Cristo em Sua vinda."

Meus queridos e amados irmãos: Satanás ESTUDOU a Vinda do Salvador com o fim de CEGAR, de ENGANAR o povo de Israel, para que esperassem de FORMA ERRADA a Vinda do Salvador!

Mas Satanás não conseguiu ENGANAR, CEGAR os israelitas em 100 ou 200 anos. Não!!! Até agora os israelitas são os mais inteligentes (essas bênçãos eles não perderam). Vocês podem ver que o prêmio máximo que se dá aos mais capacitados, ou seja, o Prêmio Nobel, é [concedido] aos israelitas! Israelita inglês, israelita francês, israelita alemão, etc.

Satanás demorou CENTENAS DE ANOS [para enganá-los]!!! Precisou passar geração após geração para que os israelitas, com as ESCRITURAS SAGRADAS na mão, esperassem de forma totalmente errada o Messias!!!

Tão CEGOS e tão ENGANADOS ficaram que nem a Virgem Maria, nem João Batista esperaram de forma certa o Messias!!!

D.T.N., 131, E.G.W. "Maria esperava que

[página 15]

Ele (Jesus) se revelasse como o Messias e tomasse o trono de Israel... Mas se bem que sua mãe NÃO possuísse conceito exato da missão de Cristo...".

D.T.N., 195, E.G.W. "Como os discípulos do Salvador, João Batista não compreendia a natureza do reino de Cristo. Esperava que Jesus tomasse o trono de Davi e, ao passar o tempo e o Salvador não reclamasse nenhuma posição real, ficou perplexo e turbado."

Meus queridos e amados irmãos, a razão deste engano fatal foi que Satanás trabalhou nos GUIAS RELIGIOSOS do povo de Israel.

Isaías 9:16. "Porque os GUIAS deste povo são enganadores."

S. Mat. 15:14. "São condutores cegos...".

Satanás sempre usou as Escrituras Sagradas para cegar, enganar em nome de Deus. E desta vez Satanás conseguiu o que queria. Com as Escrituras na mão, mandou os israelitas rejeitarem e crucificarem o Messias que tanto estavam esperando!!!

Agora, permitam-me fazer algumas per-

[página 16]

guntas:

Neste tempo que estamos vivendo, será que Satanás nos está CEGANDO, ENGANANDO com as Escrituras Sagradas na mão, para esperarmos de FORMA ERRADA a VOLTA do Messias?!! Será?!! Conhecemos claramente e corretamente o Plano da Salvação que nosso Criador fez?

Por favor, irmãos, meditem um pouco: Nós, Adventistas do Sétimo Dia, israelitas espirituais, será que estamos esperando de FORMA ERRADA a VOLTA de Jesus Cristo com a Bíblia na mão?!!!

Com que classe de pensamentos, com que classe de imaginações nós estamos aguardando a VOLTA do Salvador?!!

O Espírito de Profecia nos diz que nos últimos dias, antes da VOLTA de Jesus Cristo, Satanás misturará a verdade com a mentira, misturará a verdade com filosofias humanas, com conclusões bíblicas humanas de forma tão imperceptível, de forma tão sutil, que os que NÃO estão bem fundamentados na Palavra de Deus terminarão acreditando em ensinamentos ERRADOS, e [serão] levados à perdição eterna!!!

Meus queridos e amados irmãos, Sata-

[página 17]

nás usou os dirigentes religiosos do povo de Israel para BUSCAREM textos bíblicos para ensinar que o Messias viria como um grande e poderoso libertador para destruir seus inimigos, esmagar os gentios pecadores (eles se consideravam santos e salvos) e fazer deles uma poderosa nação!!!

D.T.N., 55, E.G.W. "Não estudaram as Escrituras com o desejo de se conformarem com a vontade de Deus. Buscaram as profecias que podiam ser interpretadas para sua exaltação, e mostraram que o Senhor desprezava as outras nações. Jactavam-se orgulhosamente de que o Messias havia de vir como Rei, conquistando Seus inimigos e esmagando os gentios em Sua indignação."

E meus queridos e amados irmãos: Os líderes religiosos do povo de Israel ACHARAM nas Escrituras Sagradas o que estavam procurando!!!

SOMENTE QUE: Os textos bíblicos que falavam da VOLTA do Messias com grande PODER, com grande GLÓRIA, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, para DESTRUIR a Satanás e a todos os transgressores da Lei de Deus; Esses textos bíblicos que falavam da VOLTA do Messias, [eles] os aplicaram para sua pri-

[página 18]

meira vinda!!!

Por cometer este ERRO FATAL, o povo de Israel, com as Escrituras Sagradas na mão, rejeitaram e crucificaram o Messias que tanto estavam esperando!!! Infelizmente, deixaram-se cegar, enganar por Satanás!

E meus queridos e amados irmãos, por favor, muita atenção!!! Agora, neste tempo em que estamos vivendo, Satanás é o mesmo, e mais astuto ainda!!!

Satanás está fazendo a mesma coisa!! Está usando os dirigentes religiosos modernos, os Doutores em Teologia, para buscarem textos bíblicos, para pregarem sermões maravilhosos, emocionantes, que até fazem o povo chorar!!!

Pregam sermões maravilhosos do amor de Deus!!!

Pregam sermões bonitos da misericórdia de Deus!!!

Pregam sermões emocionantes do sacrifício de Jesus Cristo!!! 

Estes líderes evangélicos modernos dizem:

[página 19]

"Jesus Cristo guardou a Lei de Deus por vocês"!!!

"Jesus Cristo pregou a Lei de Deus na cruz"!!!

"Jesus Cristo passou uma borracha na Lei de Deus"!!!

"Aceitem somente a Jesus Cristo como vosso Salvador pessoal, e já estarão salvos"!!!

Não é assim que pregam?!!

E Satanás, para confirmar estes sermões errados, que misturam a verdade com a mentira, derrama suas bênçãos!!! Faz milagres por intermédio destes transgressores e inimigos da Lei de Deus!

E esses milagres, Satanás faz em nome de Deus, em nome de Jesus Cristo!!! Nunca, jamais em seu nome: Satanás! Porque então ninguém aceitaria esses milagres!!!

Mesmo dentro do Espiritismo, Satanás faz operações em nome do Dr. Fritch, em nome do Zé Arigó ou em qualquer outro nome. Jamais, nunca em seu nome: Satanás.

E meus queridos e amados irmãos, como o povo [gosta] de ouvir sermões de uma religião fácil e acompanhada de milagres!!!

[página 20]

Que pena!! Que pena mesmo!

Com as Escrituras Sagradas na mão, estão deixando cegarem-se, enganarem-se por Satanás!!! Estão esperando de forma errada a volta do Messias!!! A volta de Jesus Cristo.

Mensagens Escolhidas,1, 362, E.G.W. "Muitos estão a enganar a própria alma vivendo uma religião fácil, acomodatícia, sem cruz."

E meus queridos e amados irmãos: Se nosso Senhor Jesus Cristo voltasse hoje, não como Rei dos reis, nem como Senhor dos senhores, mas como um humilde pregador, e pregasse: "Vocês não podem ir ao Céu com vossa cabeça cheia de orgulho, ódio, ira, pornografia"!!! "Não podem ir ao Céu com vossa cabeça cheia de pensamentos sujos e violência"!!! "Não podem ir ao Céu com a vossa cabeça cheia de ciúmes, egoísmo, cobiça". Nossos irmãos evangélicos, que dizem estar santos e salvos, voltariam a rejeitá-lo!!!

3 T.S. [Testemunhos Seletos, vol. 3], 271, E.G.W. "A experiência do passado há de repetir-se no futuro. As superstições de Satanás assumirão novas

[página 21]

formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajes de LUZ, apresentar-se-ão ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar, se possível, até os escolhidos."

Também nos diz o Espírito de Profecia que ninguém vai ser julgado porque com sinceridade de coração acreditou em pregações erradas. Por isto ninguém será julgado!!!

Mas Deus vai nos julgar porque negligenciamos, descuidamos de estudar profundamente as Escrituras Sagradas!!! Deus vai nos julgar porque não cavamos fundo para encontrar as pérolas da verdade eterna!

Terminaremos nosso sermão lendo o conselho que Deus nos dá, para esperarmos de FORMA CORRETA a VOLTA de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 João 2:27. "Enquanto o Seu Espírito estiver em vocês, não precisam que ninguém os ensine. Porque o Seu Espírito ensina a respeito de tudo, e o Seu ensino não é falso, mas verdadeiro. Por isso, obedeçam ao ensino do Espírito."

[página 22]

D.T.N., 125, E.G.W. "Enquanto confiarmos na guia de autoridade humana, ninguém chegará a um salvador conhecimento da verdade". (Meus queridos irmãos, no ensinamento, na explicação de quem vocês estão confiando sua salvação eterna? Nas explicações de nosso Pastor da igreja? Nas explicações suaves, bonitas de algum Dr. em Teologia?) Continuo lendo: "Devemos estudar por nós mesmos a Palavra de Deus, orando para que o Espírito Santo nos ilumine."

Meus queridos e amados irmãos, Deus permitiu que todos nós estivéssemos estudando com orações e jejuns o Plano da Salvação que nosso Criador fez.

Estudando profundamente com a iluminação do Espírito Santo, estaremos esperando de FORMA CERTA a VOLTA de nosso amado Salvador, Cristo Jesus.

E, naquele dia, quando a Terra estiver tremendo, e os prédios caindo, e todos os ímpios procurando esconder-se da presença de Jesus Cristo, nós, todos os que estavam ouvindo este sermão, possamos dizer: "Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos"!!! "Em sua salvação exultaremos e nos alegraremos"!!! Isaías 25:9.

E ouçamos claramente, com santa ale-

[página 23]

gria em nosso coração, a resposta de nosso Salvador:

"VINDE BENDITOS DE MEU PAI"!!! S. Mateus 25:34.

Deus abençoe a cada um de meus queridos e amados irmãos.

Amém.

[página 24]



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Glória a Deus! Obrigado pelo maravilhoso estudo. A Palavra de Deus é rio de águas vivas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pelo comentário, Marcos! Que Deus te abençoe grandemente!

      Excluir